
Prefeito define novo partido até abril, foca na administração e adia discussão sobre o processo eleitoral
Helton Lenine
Tentando antecipar o processo eleitoral do ano que vem, alguns nomes são alardeados como pretendentes à disputa pela prefeitura de Catalão, mas nenhum deles tem conseguido empolgar a população. Ou porque são inexpressivos (as pesquisas mostram isso) ou não têm nenhum compromisso com a cidade.
Por ser um dos importantes municípios de Goiás, por sua potencialidade econômica e relevância na geopolítica, a disputa pela prefeitura de Catalão desperta interesse, produz frisson e empolga todo o eleitorado.
Adib Elias, prefeito de Catalão, ainda não decidiu se disputará a reeleição, ano que vem. Disse que está preocupado com o seu programa de obras, que, a partir de agora, ganha novos contornos. “Nestes dois primeiros dois anos e meio, cuidamos de reconstruir a cidade, recuperar as finanças de uma prefeitura quebrada. Conseguimos isso e, com muito esforço, superamos as dificuldades financeiras e estamos com um canteiro de obras permanente. Neste agosto, quando a cidade completa 160 anos, teremos muito a comemorar”, enfatiza.
O prefeito não fala sobre os pretendentes ao seu cargo. “Não tenho pressa, ainda não me decidi. Estou atento aos interesses de Catalão. Até agora, fiquei a reconstruir e a modernizar a cidade. Cuidei dela. Agora, cuidarei dos cidadãos. Não tenho tempo a perder com especulações, oportunismos e aventuras de terceiros”, diz ele.
Enquanto aguarda o desfecho da sua situação e a de mais quatro prefeitos do MDB, apoiadores de Caiado, em 2018, Adib tem sido sondado por outros partidos. Nesta semana, por exemplo, foi a Brasília, a convite do presidente nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé, mas ainda não se decidiu.
Outras siglas, com alta representatividade, também têm interesse em conquistar o sexteto. Indagado sobre os rumos a seguir, Adib diz que está preocupado com o trabalho e que ainda dispõe de tempo (até abril de 2020) para decidir para onde irá e sobre o que vai fazer.
O PTB, que deve mudar de comando em Goiás, também abre as portas para Adib Elias e os demais prefeitos caiadistas. Eduardo Macedo, futuro presidente da legenda no Estado, vai buscar a filiação do prefeito catalano.
Oposição
Na oposição, se apresentam Elder Galdino (MDB), irmão do prefeito de Ouvidor, Onofre; deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), filho do ex-prefeito Jardel Sebba; Um ex-assessor do ex-prefeito Jardel, César José Ferreira – o César da PC -, hoje PSD, e que presidiu a Superintendência de Água e Esgotos da cidade, a SAE. Soma-se aos pretendentes o empresário André Borges Marques, ungido pelo grupo do PSL local.
Também desfilam interesse na disputa o vereador e atual presidente da Câmara, Helson Barbosa (MDB), conhecido como Caçula, e o empresário Giovani Cortopassi, que foi candidato a prefeito nas eleições de 2012.
Fonte Diário da Manhã
LEGENDA DA FOTO:
Adib Elias: gestão é prioridade