Atletas goianos disputam fase regional das Paralimpíadas Escolares, em Brasília

Goianos entram como favoritos na disputa por vagas na fase nacional, que será em São Paulo

Com 31 competidores inscritos, delegação conta com apoio do Governo de Goiás na busca de classificação nas modalidades de atletismo, natação e bocha

O paradesporto goiano está muito bem representado em uma das fases regionais das Paralimpíadas Escolares. Com uma delegação de 57 integrantes, sendo 31 atletas, Goiás está pronto para as disputas em Brasília (DF), nas modalidades de atletismo, natação e bocha. As provas têm início nesta quarta-feira (10/08).

Essa é a primeira vez que as Paralimpíadas Escolares terão fases regionais. Os três melhores colocados de cada categoria, no atletismo e natação, ficam classificados para a fase nacional, que será realizada em novembro, em São Paulo. Na bocha, os dois melhores colocados avançam.

Na disputa pelas vagas na fase nacional, os goianos vão enfrentar adversários de outros oito Estados (Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Acre, Roraima, Amazonas, Amapá e Rondônia), além do Distrito Federal. A delegação goiana conta com o apoio logístico de transporte do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também abriga o treinamento de vários atletas no Centro de Excelência do Esporte.

Goiás desponta como um dos favoritos pelas vagas, já que o Estado ficou na quarta posição nas duas últimas edições das Paralimpíadas Escolares nacionais. Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues destaca a presença em peso dos goianos na competição. “Estamos com uma expectativa muito alta em relação às Paralimpíadas Escolares, já nesta fase regional, e também na fase nacional, em São Paulo. O paradesporto goiano avança a cada ano, com frutos esportivos e sociais, pensando na inclusão da pessoa com deficiência”, declara o titular da pasta.

O superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo, Mário Kanashiro, ressalta a experiência de atletas que já disputaram outras edições das Paralimpíadas Escolares. “Estamos muito bem representados nesta disputa em Brasília. Temos jovens que estão iniciando agora no paradesporto, mas também temos atletas que conquistaram medalhas nos últimos anos e hoje já são referência no cenário estadual e nacional”, afirmou.

Foto: Divulgação/Seel

 

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363