Governo de Goiás aposta em festivais gastronômicos no retorno de eventos presenciais no interior do Estado

Em Aurilândia e Faina, festivais valorizam a culinária goiana e consolidam retorno de eventos presenciais

Faina e Aurilândia realizam festivais gastronômicos neste final de semana. Eventos contam com patrocínio do governo estadual. Municípios foram contemplados por edital lançado pela Goiás Turismo em 2021

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), apoia dois festivais gastronômicos que serão realizados neste fim de semana (27 a 29/05): a 22ª Festa Estadual da Guariroba e o 3º Festival Gastronômico, em Aurilândia; e a 1ª Feira Gastronômica de Faina.

Em Aurilândia, o festival tem como atração principal a guariroba, palmeira nativa do cerrado. Durante os três dias, serão servidos pratos à base do palmito, como empadão, salada, farofa, doce, licor e conserva. Já o evento de Faina terá pratos variados inspirados na cultura sertaneja. A expectativa da prefeitura local é atrair cerca de 1,6 mil pessoas por dia.

O secretário de Cultura de Faina, Weslle Fellippe de Araújo, afirma que essa festividade cultural só foi possível devido à parceria com a Goiás Turismo. Para ele, a feira é um marco na região: “O município e o Vale do Araguaia estavam carentes de eventos desse tipo”.

Os dois festivais gastronômicos fazem parte de convênio firmado com a Goiás Turismo em 2021, realizado por meio de edital e concorrência entre os municípios goianos. A verba estadual será usada na estrutura dos eventos. As prefeituras irão proporcionar as atrações artísticas que se apresentarão nas festividades.

Para o secretário de Turismo de Aurilândia, Jonas Cardoso, a iniciativa vai gerar renda e atrair turistas para a cidade. “Aqui nós não temos indústria para gerar emprego, nossa indústria é o turismo. Este evento vai auxiliar a divulgar nosso potencial, trazendo mais gente para conhecer tanto nossa gastronomia, quanto os demais pontos turísticos”, explica.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressalta a importância dos festivais para cultura e o turismo regional. “Além de manter e divulgar nossa cultura gastronômica, os eventos ajudam na retomada do turismo no nosso Estado, gerando emprego e renda às cidades do interior.”

Serviço:

  • 22ª Festa Estadual da Guariroba e 3º Festival Gastronômico
  • Quando: 27 a 29 de maio de 2022
  • Horário: sexta e sábado a partir das 18h; domingo a partir das 12h.
  • Onde: Auripark – Rua 100, Conjunto Ubiratan, Aurilândia – GO
  • Feira Gastronômica de Faina
  • Quando: 27 a 29 de maio de 2022
  • Horário: A partir das 20 horas.
  • Onde:Feira de Eventos – Avenida Félix de Brito, Faina – GO

Foto: Secom

 

*Agência Estadual de Turismo de Goiás – Governo de Goiás*

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14358