Em encontro com produtores de leite em Bela Vista, Caiado diz apostar na ciência para expansão do setor

Governador Ronaldo Caiado e produtores de leite falam sobre estratégias de avanço para o setor, em Bela Vista de Goiás

Realizado na Estância Tamburil, propriedade referência em melhoramento genético, evento reuniu produtores, empresários e embaixadores interessados na exportação de tecnologia

O governador Ronaldo Caiado participou, neste sábado (14/05), de um encontro com produtores de leite na Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás, que fica a 45 quilômetros de Goiânia. Realizado na propriedade referência em aperfeiçoamento genético de gado leiteiro, o evento promoveu o debate sobre a exportação da tecnologia empregada no local e o desenvolvimento do setor em Goiás.

“Sou homem que acredita na ciência”, pontuou o governador ao frisar que o mundo precisa de produtores rurais que intensifiquem pesquisas voltadas para a agropecuária. Segundo ele, o avanço tecnológico tem como resultado produtos de ponta, além da capacidade de aquecer o mercado, gerando emprego e renda. Citou, como exemplo, o leite produzido na Estância, livre de lactose. “É de qualidade e tem condição de não produzir nenhum processo inflamatório a quem consome.”

A Tamburil possui um dos planteis das raças de gado Gir leiteiro e Girolando mais premiados do Brasil. Durante o evento, o idealizador da Estância, Amarildo Pires, e seu filho e administrador da propriedade, Bruno Pires, apresentaram as instalações da propriedade e a tecnologia desenvolvida para a criação e melhoramento de gado leiteiro.

Atualmente, a fazenda localizada em Bela Vista de Goiás produz 10 vezes a média nacional de leite. “Temos 1,5 mil animais, rompemos fronteiras e hoje estamos colocando nossa genética para o Brasil todo e exportando para outros países”, relatou Amarildo Gonçalves. O empresário relacionou o sucesso dos negócios ao fato de empreender em Goiás. “O governador mudou a história do Estado. Hoje, reina a paz”, disse, referindo-se à queda dos índices de violência na zona rural e outras ações de governo voltadas para o produtor rural.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, elencou outras ações do Estado em prol do setor: “Entramos com infraestrutura necessária, como melhoria das rodovias e entrega de maquinário para as prefeituras arrumarem estradas vicinais, o que melhora o escoamento. Na parte de crédito, melhoramos os limites do FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste]”.

O embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, afirmou sentir apreço por Goiás, especialmente pela sua capacidade cultural e econômica. “O que estão fazendo aqui é gerar emprego, renda, alimento e paz”, pontuou. Já o embaixador da Guatemala, Arturo Romero Duarte Ortiz, comentou que “mãos inteligentes podem gerar oportunidade para todos”, uma referência ao agronegócio goiano.

Participaram do encontro o deputado estadual Amauri Ribeiro; o presidente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Emater, Pedro Leonardo; além de prefeitos da região, cônsules, agropecuaristas e lideranças do setor produtivo.

 📸 Cristiano Borges

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

IMG-20220514-WA0376 IMG-20220514-WA0382 IMG-20220514-WA0380 IMG-20220514-WA0383 IMG-20220514-WA0379 IMG-20220514-WA0377

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14348