Presidente da Ucrânia faz apelo a União Europeia: “Provém que estão do nosso lado”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, gravou uma mensagem em tom dramático direcionada à União Europeia (UE) nesta terça-feira, um dia após requerer oficialmente a adesão de seu país ao bloco por meio de um mecanismo expresso de ingresso. Zelensky pediu à UE que prove que está do lado da Ucrânia em sua guerra de defesa contra a Rússia permitindo sua integração ao bloco:

— A União Europeia será muito mais forte conosco, com certeza. Sem vocês, a Ucrânia ficará solitária — disse Zelensky ao Parlamento Europeu por videoconferência. — Provem que vocês estão do nosso lado. Provem que vocês não vão nos deixar ir embora. Provem que vocês são realmente europeus, e então a vida vencerá a morte e a luz vencerá as trevas. Glória para a Ucrânia.

A súplica acontece em um momento de acirramento do conflito, em que a Rússia começa a adotar táticas mais brutais e destrutivas. Há sinais de que, após encontrarem uma resistência mais dura do que esperavam, as forças russas deixam de lado a abordagem de ataques precisos contra alvos estratégicos que marcou os primeiros dias para passar a usar a força bruta de forma mais indiscriminada.

Após vários fracassos militares russos — como visto, por exemplo, na coluna de veículos Tigr fortemente blindados destruídos após tentarem entrar em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia — autoridades dos EUA e de nações aliadas esperam táticas agressivas mais indiscriminadas, com um uso de artilharia e bombardeios pesados. Isto acarretará um número de vítimas e uma destrutividade muito maiores.

Zelensky, que antes de ser presidente tornou-se conhecido como ator cômico, ganhou forte popularidade no Ocidente por sua liderança marcada por mensagens de unidade e encorajamento enquanto seu país está sob ataque.

Na sessão no Parlamento Europeu, a grande maioria dos deputados tinha placas nas quais se lia “Nós estamos com a Ucrânia”.

 

➡️ Acompanhe a cobertura sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia acessando o blogdoalanribeiro.com.br!

 

Da Agência O Globo | Foto: Instagram

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14594