Criança está à beira de despencar de prédio. Mas é tudo mentira

Grupo que combate fraudes na internet mostra como está cada vez mais simples manipular uma cena a fim de fazê-la parecer real a olhos leigos.

A cena é de uma criança pequena, entre 2 e 3 anos, calçando sandálias infantis e segurando em uma grade enquanto caminha e tropeça. A questão é que ela está no alto de um prédio e a literalmente um passo de despencar lá de cima.

Para quem viu o vídeo, a situação é aterrorizante e dá uma infinita agonia.

Ocorre que tudo não passou de uma manipulação de imagem para demonstrar o quão grande se tornou, no mundo imagético de hoje, o risco de qualquer pessoa cair em uma situação falsa, que não existiu na realidade, mas foi criada por computador.

O alerta cresce em ano eleitoral. Foi com essa preocupação que o grupo Fake News Mata, em seu perfil no Twitter, apresentou, em um mesmo vídeo, a versão editada da gravação e, depois, a cena real. Veja abaixo como é fácil se iludir:

Na reação ao vídeo na rede social, muitos observaram que alguns detalhes mostram que a cena foi claramente manipulada e isso poderia ser visto por olhos mais técnicos.

A questão é: num cenário em que as pessoas são cada vez menos críticas, acreditando (e repassando o conteúdo adiante) no que é validado por sua bolha digital, como esperar que façam essa análise?

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363