Helicóptero que fazia voos turísticos irregulares em Caldas Novas foge da ANAC

O piloto de um helicóptero que fazia voos turísticos irregulares em Caldas Novas fugiu da fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no último final de semana. Com o apoio da Polícia Militar (PM), o órgão realizou operação para apreender a aeronave que não tem permissão para realizar passeios panorâmicos, mas o piloto notou a presença dos fiscais, embarcou no helicóptero e fugiu do local.

De acordo com a Anac, o helicóptero foi suspenso em outubro deste ano pelo período de 180 dias, após realizar voos turísticos sem autorização. Mesmo com a proibição, o piloto realizava os passeios reiteradamente.

Durante todo o final de semana, os fiscais da Anac tentaram rastrear o piloto e a aeronave. A abordagem aconteceu na manhã de domingo (21), quando o piloto se preparava para embarcar um grupo de passageiros. Ao identificar a equipe da Agência e os policiais militares, o homem acionou a aeronave e fugiu do local.

O piloto receberá a suspensão cautelar das habilitações e a ANAC abrirá novo processo contra a empresa registrada como operadora da aeronave. O descumprimento das regras poderá ensejar punições administrativas e de operação aos envolvidos.

Riscos do helicóptero que fazia voos turísticos irregulares em Caldas Novas

Além de não ter autorização para realizar voos com o helicóptero, a Agência identificou que o piloto continuava comercializando voos panorâmicos, o que aumentava o risco à segurança aérea e aos passageiros.

De acordo com o fiscal da operação e servidor da Anac, Pedro Sarkis, o transporte aéreo irregular é um risco para os contratantes e para os moradores da região do voo. “As aeronaves que realizam operações sem cumprir regras devem ser evitadas e denunciadas”, explicou.

Tentamos contato com a empresa Voe Caldas Novas, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto.

Alerta e riscos aos usuários

Popularmente conhecido como Taca, o transporte aéreo clandestino coloca em risco usuários e moradores, de acordo com a Anac. A agência alerta que os interessados em contratar um voo, seja ele panorâmico ou para transporte, devem buscar empresas e aeronaves credenciadas como táxi-aéreo e sob condições regulares.

Para identificar as empresas aptas para o serviço, os interessados podem consultar a lista de empresas de táxi-aéreo disponíveis no site da Anac. Antes de contratar o serviço, o passageiro pode ainda consultar a regularidade da aeronave por meio do sistema RAB Digital ou pelo aplicativo Voe Seguro. Para isso, basta

consultar a matrícula da aeronave. A matrícula é um conjunto de cinco letras estampadas na asa ou na cauda da aeronave.IMG-20211125-WA0024 IMG-20211125-WA0026

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14362