Palavra de Deus: A Agenda de Deus

Em Jonas 1.2, Deus tem uma agenda. Ele soberanamente ordena ao profeta Jonas: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”. Mas no versículo 3, Jonas reage. Ele “…fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor”.

Esse texto bíblico ocorre no ano de 770a.C. O grande poder mundial era a Assíria, cuja capital era Nínive. A cidade ficava cerca de 900km de distância de Israel e Jonas foi comissionado por Deus para ir a Nínive, mas ele foi para Társis. A distância de Israel a Társis (atual Espanha) era de cerca 4.000km.

Jonas não queria ir a Nínive porque ele tinha sua agenda. Ele odiava os assírios, pois os assírios eram um povo violento, cruel, sem escrúpulos e idólatra; eles não temiam a Deus e Jonas achava que Deus não precisava se preocupar com eles. Para não cumprir o seu chamado, o texto diz por duas vezes que “Jonas fugiu da presença do Senhor”.

As verdades espirituais transbordam nesse texto. Precisamos, e muito, aprender sobre a agenda e o coração de Deus. Ele é um Deus de amor, bondade e misericórdia. Ele queria alcançar e salvar os assírios. A agenda dEle é diferente da nossa. Deus é um Deus salvador. Ele salva indistintamente. Na Sua agenda, Ele salvará pessoas independentemente do estado religioso, civil, racial, moral e social.

E porque Deus tem uma agenda e se importa, para algumas tarefas incompreensíveis e humanamente impossíveis, Ele escolhe pessoas. Como Jonas, o maior obstáculo para Deus agir sempre somos nós mesmos, com nossas agendas, preconceitos e egoísmo. A desobediência de Jonas é também a nossa, pois também viramos as costas para Deus, não nos importamos com a

Sua agenda e com quem Ele se importa. Queremos mesmo é viver do nosso jeito; baseados no que achamos ser melhor para nós.

Deus tem uma agenda! Deus se importa! Que você não seja como Jonas, antes adeque sua agenda a agenda dEle. Que os supremos interesses e prioridades de Deus sejam definitivamente os seus interesses e suas prioridades.

Por Roberto Naves Amorim. Pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO – Brasil.

 

Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14608