O PODER DO SILÊNCIO

Provérbios ‭17.28‬ ‭declara: “Até o insensato, quando se cala, é tido por sábio; se fica de boca fechada, passa por inteligente”.

Um tolo sempre é definido como alguém que fala demais, é precipitado e fala sem pensar. Segundo o texto, Salomão ensina a fechar a boca e reduzir as palavras. Isso fará com que outros pensem que a pessoa é sábia e compreensiva, ainda que seja tola.

Deus ensina em Provérbios, por meio do rei Salomão, que uma pessoa revela quem é através de suas palavras. Provérbios 15.2 declara: “A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama tolices”. Provérbios 29.11 também afirma: “O tolo derrama toda a sua ira, mas o sábio se domina e a reprime”.

O discurso cuidadoso, deliberado, lucrativo e apropriado são componentes do falar de um homem sábio. Mas os que usam de palavras precipitadas, impulsivas, vãs e perversas são definidos como uma pessoa tola. Um tolo raramente diz algo proveitoso ou adequado, mas se ele reduz as suas palavras, isso fará com que os outros pensem que ele é inteligente, cuidadoso e deliberado.

É sempre sábio ver e ouvir bem, mas falar pouco. Você aprende mais ouvindo do que falando. Você não deveria falar até que fosse necessário. Outros concluirão que o seu silêncio demonstra uma observação cuidadosa, uma consideração profunda e uma busca pelos pensamentos e palavras corretas antes de falar.

Deus deu a você dois ouvidos, mas apenas uma boca. Contenha-se, pois uma boca indisciplinada é um perigo. Por isso, decida fechar a sua boca, pois ainda que você seja tolo, isso possivelmente não será percebido. O presidente Abraham Lincoln declarou: “Às vezes, é melhor ficar calado deixando que os outros pensem que você é um tolo, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida”.

Há um grande poder no silêncio.

Por Roberto Naves Amorim. Pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO.

Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363