O PERIGO DO ORGULHO

O profeta declarou em Isaías 2.12: “Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todos os orgulhosos e arrogantes e contra todos os que se exaltam, para que sejam humilhados”.

Isaías, como profeta do Senhor, denunciou o perigo do orgulho, pois ele descaracteriza o ser humano do propósito para o qual Deus o criou; e mais, o perigo do orgulho é que ele toma o lugar que só pertence a Deus.

O orgulho faz a pessoa assumir para si prerrogativas que deveriam ser somente de Deus, ou faz com que ela agarre-se à glória que deveria ser somente dada a Ele. O orgulho faz ainda que a pessoa centre sua vida em si mesma, e não em Deus. O orgulho faz com que a pessoa falsamente acredite que ela é a fonte última de suas próprias necessidades, descartando a provisão de Deus. O orgulho leva a pessoa a confiar em si mesma como o supremo provedor, sustentador, doador, protetor e salvador. O orgulho faz a pessoa rivalizar diretamente com Deus. O orgulho é pecado, e é muito perigoso.

Nós não vemos a dimensão do orgulho nem estamos acostumados a declarar a feiura dele. Mas, na verdade, ele é assim, e muito pior. A face horrenda e louca do orgulho é que ele descaradamente tenta destronizar Deus e entronizar o “eu”.

Se o orgulho é um pecado perigoso, pois a natureza essencial dele é usurpar as prerrogativas e a posição que pertencem a Deus, o tratamento contra ele exige radicalidade. Exige não só reconhecê-lo como pecado diante do Senhor, mas exige humilhar-se diante dEle. A verdadeira humildade deve expressar-se reconhecendo somente a Deus como o Senhor, confiando somente nEle, exaltando e glorificando somente a Ele.

Não insista em seu orgulho. Não mantenha como valor a sua autossuficiência. Quebrante-se e humilhe-se diante de Deus! Atente, reflita e considere as palavras de Tiago 4.6: “…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

Por Roberto Naves Amorim, Pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO – Brasil.

Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus.

 

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14608