Como ajudar um familiar ou amigo com depressão

A depressão é uma doença mental séria, que afeta cerca de 300 mil pessoas no mundo todo. De jovens a idosos, a condição costuma gerar bastante sofrimento, impactando não apenas aos que sofrem com ela, mas também as pessoas que estão ao redor.

Se alguém que você ama está deprimido, provavelmente você deve estar passando por um turbilhão de emoções difíceis, incluindo desamparo, frustração, raiva, medo, culpa e tristeza. Esses sentimentos são normais. Afinal, não é fácil lidar com um amigo ou membro da família com depressão.

Porém, o seu apoio é fundamental para a recuperação. Sabendo disso, existem medidas que você pode adotar para ajudar o seu ente querido. Primeiro, comece aprendendo sobre depressão.

Entendendo o que é depressão

Não subestime a gravidade da depressão. A depressão é uma doença mental e pode surgir devido a fatores biológicos e emocionais. Portanto, seu amigo ou parente deprimido dificilmente sairá desse estado por pura força de vontade.

Entenda que depressão é uma doença e não uma escolha.  Entre os principais sintomas estão baixa autoestima, desmotivação, apatia, irritabilidade e pessimismo, o que leva a sérios impactos na vida pessoal e profissional do indivíduo.

Os sintomas da depressão não são pessoais. A depressão faz com que a pessoa tenha dificuldades para se conectar emocionalmente, mesmo com as pessoas que ela ama. Além disso, quem sofre de depressão pode dizer coisas dolorosas aos outros. Lembre-se que em muitos momentos quem está falando é a depressão, não o seu parente ou amigo, por isso tente não levar as coisas ditas para o lado pessoal.

Esconder o problema não o fará desaparecer. Você não estará ajudando o seu amigo ou familiar ao encobrir o problema, ou ao mentir para os outros sobre a doença. Na verdade, isso pode manter a pessoa deprimida e sem vontade de buscar um tratamento.

Ser um ouvinte compassivo é muito mais importante do que dar conselhos. Você não tem que tentar “consertar” a pessoa. Você apenas precisa ser um bom ouvinte. Muitas vezes, o simples ato de falar cara a cara pode ser uma grande ajuda para alguém que sofre de depressão.  Incentive a pessoa deprimida a falar sobre seus sentimentos e esteja disposto a ouvir sem julgamentos. Não espere que uma única conversa seja o suficiente. Pessoas com depressão tendem a se isolar. Por isso, você precisará expressar sua preocupação e vontade de ouvir mais de uma vez. Seja gentil e persistente.

A depressão é uma doença que requer tratamento médico. Por isso, é importante incentivar seu amigo ou familiar a buscar ajuda psquiátrica. Pois, quanto mais tempo indivíduo permanece sem tratamento, mais sofrimento e impactos em sua vida pessoal e profissional ele terá. É importante lembrar que a depressão pode levar ao suicídio.

13 Sintomas de depressão 

  1. Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente;
  2. Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo
  3. Irritabilidade
  4. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo
  5. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades
  6. Diminuição da energia ou fadiga
  7. Mover ou falar mais devagar
  8. Sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado
  9. Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões
  10. Dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais
  11. Apetite e / ou alterações de peso
  12. Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio
  13. Dores, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem uma causa física clara e / ou que não se aliviam mesmo com o tratamento.
Contudo, nem todo mundo que está deprimido experimenta cada sintoma. Porque algumas pessoas experimentam apenas alguns sintomas. No entanto, outros indivíduos podem experimentar muitos. Vários sintomas persistentes, além do humor baixo, são necessários para um diagnóstico de depressão maior.

Pessoas com apenas alguns, mas angustiantes, sintomas podem se beneficiar do tratamento de sua depressão “subsindrômica”. Assim, a gravidade, a frequência dos sintomas e quanto tempo eles duram variam dependendo do indivíduo e sua doença particular. Os sintomas de depressão também podem variar dependendo do estágio da doença.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14615