Goiás é o segundo Estado com mais mortes por intervenções policiais no Brasil

Informação é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Goiás é o segundo estado com mais mortes por intervenções policiais no Brasil, em 2020. O ente federativo perde apenas para o Amapá.

O gráfico aponta que “taxa de mortalidade por intervenções policiais” em Goiás é de 8,9, sendo que a média nacional é 3,0 por 100 mil habitantes. O Amapá aparece com 13,0; enquanto Sergipe, 8,5; Bahia, 7,6; e Rio de Janeiro, 7,2.

“Taxas muito elevadas e que indicam uso excessivo da força por parte das polícias locais”, destaca o anuário sobre os Estados com maiores índices. O menor índice é o do Distrito Federal: 0,4.

“Em 2020 o país atingiu o maior número de mortes em decorrência de intervenções policiais (MDIP) desde que o indicador passou a ser monitorado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com 6.416 vítimas fatais de intervenções de policiais civis e militares da ativa, em serviço ou fora, as polícias estaduais produziram, em média, 17,6 mortes por dia. Desde 2013, primeiro ano da série monitorado pelo FBSP, o crescimento é da ordem de 190%, o que precisa ser matizado pela melhoria da informação e da transparência a partir da cobrança da sociedade civil”, expõe o texto.

Em números absolutos, foram 631 óbitos em Goiás em 2020, contra 533 (7,6), em 2019. Os números dados recolhidos com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social; Polícia Civil; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Goiânia

Entre as cidades, Goiânia aparece entre os “50 municípios brasileiros com maiores números absolutos de mortes decorrentes de intervenção policial”. Foram 135 vítimas em uma população estimada de 1.536.097, ou sexa, 8,8 na taxa por 100 mil habitantes.

Confira a pesquisa na íntegra:

anuario-2021-completo-v4-bx

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363