Minfra e Goiás lançam 1º centro tecnológico ferroviário do Brasil

O Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), no município de Anápolis será o maior complexo tecnológico e de inovação deste setor de transportes da América Latina

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançam nesta quinta-feira, 15, o Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF). No espaço serão realizados testes acelerados e de padronização de tecnologia ferroviária, como também o desenvolvimento de pesquisas e treinamentos. Projetos de inovação no sistema de transportes ferroviários também serão concebidos, prototipados e testados.

Localizado no Centro de Convenções de Anápolis, junto à BR-060 e próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis e à Ferrovia Norte-Sul, o CETF será constituído através de um fundo administrado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que reunirá recursos das concessionárias de ferrovias do Brasil para sua manutenção. Desde 2019, o Minfra já assegurou mais de R$ 31 bilhões de investimentos contratados para as ferrovias brasileiras.

As universidades estadual e federal de Goiás e o Instituto Militar do Exército (IME) vão contribuir para a formação e capacitação técnica e científica dos profissionais do centro. Além disso, as instituições também terão uma área para conduzir pesquisas para o setor.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14587