Jogadoras da seleção brasileira se manifestam em conjunto contra assédio sexual

Jogadoras da seleção brasileira feminina exibem faixa de protesto contra assédio na entrada em campo para o amistoso diante da Rússia — Foto: Reprodução de TV

Mensagem igual nas redes sociais, para encorajar denúncias, e faixa na entrada em campo são feitas uma semana após o afastamento do presidente da CBF sob acusação semelhante.

As jogadoras da seleção feminina de futebol se posicionaram coletivamente nesta sexta-feira contra o assédio e o abuso sexual. Horas antes do amistoso contra a Rússia, divulgaram em seus perfis pessoais nas redes sociais uma mensagem. Dirigentes como Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF, e Duda Luizelli, coordenadora de seleções femininas, também participaram da ação. Na entrada em campo, exibiram uma faixa preta com letras brancas com a inscrição “assédio não”.

“Dizer não ao abuso são mais do que palavras, são atitudes. Encorajamos que mulheres e homens denunciem. Nossa luta pelo respeito e igualdade vai além dos gramados. Hoje mais uma vez dizemos: não ao assédio”, diz um trecho da nota.

Após o jogo, vencido pelo Brasil por 3 a 0, a meia Marta falou sobre o manifesto das jogadoras:

– Foi uma decisão em conjunto, a gente tem uma comissão que é muito alinhada com as atletas, então a gente resolveu mostrar a nossa opinião nesse sentido. Somos obviamente contra qualquer tipo de assédio. Sem fazer pré-julgamentos, os fatos estão aí para serem apurados, mas a gente necessitava mostrar nossa posição – disse Marta em entrevista ao repórter Felipe Brisolla, da TV Globo, ao deixar o campo.

O manifesto, encorajando denúncias, foi feito uma semana após o afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, sob acusação semelhante. Nesta sexta-feira, a Comissão de Ética da CBF notificou Rogério Caboclo, que tem 15 dias úteis para apresentar sua defesa.marta

 

 

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363