Saúde Mental e Pandemia

Diante da pandemia do novo CoronaVírus que vivemos desde o início do ano 2020 tem aumentado de forma significativa em consultórios psicológicos a quantidade de casos de ansiedade, depressão e/ou estresse. Assim faz-se necessário que consigamos aprender a lidar com as novas situações sociais, de isolamento, e a lidar com nossos próprios sentimentos frente a esse “novo normal”.

No momento de uma crise de ansiedade sugerimos aqui quatro dicas básicas, que são simples e bastante eficazes no autocontrole:

1 – Respirar fundo;

2 – Mudar ou organizar o ambiente onde você se encontra;

3 – Beber lentamente um bom copo com água;

4 – Fazer alongamentos.

Além disso, devemos virar a chave dos nossos pensamentos negativos, assim que perceber que teve um pensamento negativo, tentar modifica-lo para positivo. Ao invés de pensar que “está preso em casa”, pense que “está seguro e protegido em casa”.

Faz-se necessário evitar o excesso de informações no dia-a-dia. Atualmente com o desenvolvimento tecnológico e o fácil acesso à internet pode acabar ocasionando um excesso de informações prejudiciais à nossa saúde mental. A questão das “fakes News” (falsas notícias), e as ideologias subentendidas em algumas notícias, podem desencadear sintomas depressivos ou ansiosos, então, escolha um canal de notícias de sua preferência, que seja idôneo, e se atualize diariamente das notícias, porém, não ouça ou veja notícias ruins o dia todo.

Aceite suas emoções. Mesmo que os sentimentos sejam negativos em dado momento, não existe problema em aceitar o que sente, pelo contrário, aceitar é o primeiro passo para compreender as emoções, e dessa forma, gerar o autocontrole sobre as mesmas. Permita-se sentir, entender e aceitar, para posteriormente aprender a controlar os sentimentos.

A tríade de exercícios físicos regulares, alimentação saudável e uma boa noite de sono são imprescindíveis para manutenção do equilíbrio emocional. Movimente-se, mesmo que em casa, mesmo que por alguns minutos diários, durma bem e escolha alimentos os mais saudáveis possíveis.

Lembre-se que a situação é nova para todos nós, o mundo vem aprendendo na prática a lidar com tudo o que estamos passando, enquanto as vacinas não chegam, devemos nos conscientizar da importância do uso da máscara, do distanciamento social sempre que possível, e de medidas de higiene básicas, como lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel.

Quando os sintomas de medo, ansiedade, depressão ou estresse passam a interferir no seu funcionamento normal é chegado o momento de buscar ajuda profissional. Se você estiver com dificuldades para dormir, comer, se concentrar, trabalhar ou se relacionar com as pessoas, busque atendimento psicológico especializado. Atualmente estão disponíveis várias plataformas on line de atendimento gratuito, com excelentes profissionais prontos a ajudar.

Ana Flávia Alves e Silva. Psicóloga graduada pela UFU, com especializações em Psicologia do Trânsito e Psicologia do Trabalho. Atua na Clinicar, em Ipameri-GO desde 2008, com avaliações psicológicas e atendimento clínico.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14347