ANEEL RECONHECE EVOLUÇÃO NA QUALIDADE DO FORNECIMENTO DE ENERGIA EM GOIÁS

Diretor-geral da agência se reuniu com governador Ronaldo Caiado e diretor-presidente da Enel para avaliar resultados dos planos de qualidade firmados em 2019

Durante reunião com o Governo de Goiás para apresentação do balanço final do plano emergencial concluído em agosto de 2020, que estabeleceu metas de melhoria da qualidade da energia elétrica no Estado, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, reconheceu os avanços alcançados pela Enel Distribuição Goiás no período. “A Enel está respondendo aos estímulos que temos dado. Ainda há muito a ser feito, mas observamos que está dando resultados e que estamos conseguindo reverter aquele quadro que encontramos em 2019”, disse.

A reunião contou com a participação, além de representantes da Aneel, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, secretários de Governo, do diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, e diretores da companhia.

Na ocasião, Salas enfatizou a rápida evolução dos indicadores de qualidade: o número médio de vezes que o goiano fica sem energia no ano despencou de 18,40 vezes em 2016 para 8,81 em fevereiro de 2021. A redução é de 53%. Já o tempo médio que o goiano fica sem energia caiu de 29,22 horas para 15,96 horas em fevereiro de 2021, redução de ➕ de 45%.

O diretor-presidente da Enel Goiás ressaltou o grande volume de obras feitas nos últimos quatro anos. “Já foram entregues 12 novas subestações e outras 160 foram ampliadas e modernizadas. Para este ano, o plano de obras e investimentos segue em ritmo acelerado, e a previsão é de que outras nove novas subestações sejam entregues, além da construção de 1.400 quilômetros de novas redes de média tensão, 127 quilômetros de novas linhas de alta tensão e a incorporação de tecnologia na rede, com a instalação de 1.940 pontos de telecontrole”, afirmou.

Em relação ao Termo de Compromisso firmado em agosto de 2019 com o Governo de Goiás, o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, todas as metas estão sendo cumpridas e algumas delas foram superadas, disse o diretor-presidente.

✔️O número de *conexões rurais* realizado (8.696) é *11% maior* que o planejado (7.861).

✔️A demanda reprimida de energia, que era de 462 MVA em dezembro de 2018, caiu para 146 MVA, 1% menor que o previsto no plano.

O governador Ronaldo Caiado disse que “a Enel tem demonstrado interesse direto em fazer as coisas acontecerem em Goiás”. Ele ressaltou o forte trabalho feito pela distribuidora para conectar famílias que viviam em áreas remotas, sem energia, e pediu que seja dada uma atenção especial às áreas rurais, aos assentamentos e também à classe empresarial.

#EnelporGoias

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14594