Julio Paschoal: VERGONHA E IRRESPONSABILIDADE

Pasmem os senhores, e as senhoras, a Associação Goiana dos Municípios, através de seu presidente, enviou ofício ao Secretário de Estado da Saúde, solicitando que prefeitos, vice prefeitos e secretários municipais sejam vacinados antes dos grupos prioritários.

A razão defendida por eles, é que ficam expostos ao vírus, pois atendem as pessoas todos os dias em seus gabinetes.

Se a moda pega provavelmente os próximos a fazerem tal solicitação, serão os vereadores, que recebe muito mais populares, que os agentes públicos citados, uma vez que seus gabinetes tem as portas abertas á população, o quem nem sempre ocorre com os demais agentes políticos e públicos.

Posteriormente as solicitações poderão partir de deputados estaduais, federais, senadores, ministros e chefes de estados, como se todos procedessem da mesma forma.

O que é pior? Querem ser vacinados antes dos grupos de riscos. Uma vergonha e falta de responsabilidade, uma vez que antes de pensar neles, deveriam pensar na população, que os elegeram.

Na Inglaterra a Rainha Elizabete II, entrou na fila, para dar exemplos á população, aqui faltam exemplos e prevalece o jeitinho brasileiro.

Me estranha o fato do presidente da Associação Goiana dos Municípios , não ser prefeito e mesmo assim representá-los.

E mais de um cidadão, que já foi prefeito por duas vezes de Hidrolândia, tido como um excelente prefeito, fazer uma solicitação dessa natureza.

O ofício ao ser levado ao conhecimento do governador, teve o VETO, na hora e não podia esperar outra atitude dele, que não essa.

Nos 246 municípios tem apenas 1 prefeito acima de 80 anos, 2 acima de 65 anos, e os demais não se enquadram no protocolo orientado pelo Ministério da Saúde e seguido a risca, por governadores e prefeitos, até o presente momento.

Não quero acreditar que a posição tomada pelo presidente da Associação Goiana dos Municípios, tenha o respaldo de todos, e principalmente de médicos, mas que são excelentes gestores, como os agentes políticos de Catalão, por exemplo.

O Prefeito e Vice Prefeito, do Município, pegaram à COVID-19, lutaram pela vida, e desde o início da pandemia tem tomado todas as medidas para proteger a população, mesmo que algumas vezes, não agradem a todos, mas que sem dúvida protegem a Vida e a Economia.

As plataformas digitais e o sistema delivery, garantem as vendas mesmo que os estabelecimentos na cidade estejam fechadas, isso permite seguir os protocolos sanitários, e também preservar a economia e, os empregos, nos 8 dias que determina o fechamento do que não é considerado essencial.

O que tem sido feito em Catalão e em outras cidades, é muito diferente do pretende o presidente da Associação Goiana dos Municípios.

Júlio Paschoal

Economista e Professor da UEG

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14587