Os exames mais recentes do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), não detectaram mais a presença do novo coronavírus que causa a Covid-19. Foi o que informou o filho dele, o presidente regional do MDB Daniel Vilela (MDB). Ele disse que dois testes confirmaram a ausência do vírus. Apesar disso, o emedebista segue tratando a inflamação pulmonar causada pela doença.

O boletim divulgado ontem pelo Hospital Israelita Albert Einstein informa que ele continua com suporte mínimo do aparelho que tem auxiliado na sua respiração. Trata-se de um mecanismo de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), que ele está utilizando há duas semanas. O documento é assinado pelos médicos pneumologistas Marcelo Rabahi, Carmem Bastos e pelo diretor da unidade Miguel Cendoroglo.

Sobre a ausência do vírus, informada por Daniel, a pneumologista do corpo clínico do Hospital Órion, Fernanda Miranda explica que isso significa que ele já não sofre da atuação direta da Covid-19. “Ele está tratando agora da fase inflamatória, causada pela infecção”. Segundo ela, isso é comum e o tempo entre a contaminação e a saída do vírus do corpo varia de acordo com a gravidade do paciente.

Sem mudanças de um dia para o outro, o boletim também informa que Maguito segue traqueostomizado e entubado “com parâmetros satisfatórios de oxigenação”. O prefeito eleito também continua fazendo hemodiálise, devido ao uso contínuo de antibióticos. Ainda de acordo com o informe, ele tem apresentado estabilidade hemodinâmica, ou seja, a circulação do sangue está estável.

Histórico

Maguito foi internado no dia 22 de outubro e levado para a UTI no dia 26, quando ainda estava no Hospital Órion em Goiânia. O candidato foi transferido para o Albert Einstein no dia 27.

O emedebista foi entubado pela primeira vez no dia 30 de outubro, quando apresentou piora no estado de saúde. Após sinais de melhora, o paciente retornou para a respiração espontânea e ficou quase uma semana consciente na UTI.

O candidato foi entubado novamente no dia 15 de novembro, após apresentar piora pulmonar inflamatória e infecciosa. Ele passou por traqueostomia no dia 24 de novembro.

Segundo Daniel Vilela, no domingo (29) à noite, uma enfermeira informou Maguito da vitória na disputa pela Prefeitura de Goiânia, em um momento em que os médicos haviam diminuído a sua sedação. Daniel disse que na hora o prefeito eleito lacrimejou. A equipe do emedebista está esperançosa com sua saída da sedação para que possa atuar na transição de governo.

O ex-governador Maguito Vilela venceu o segundo turno da disputa eleitoral contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD). O emedebista teve 52,6% contra 47,4% do pessedista, em uma eleição marcada pela alta abstenção de 36,75%.