Nilson Gomes traz mais uma experiência de Neto em Salvador para propor a Goiânia

Pós-pandemia vai exigir resiliência, novo conceito de gestão para ajudar a combater as consequências de tragédias

No dicionário Aurélio, a definição de resiliência vem da física: propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica. “Aplicando-se esse conceito à administração pública, é o caso de Goiânia atualmente”, diz o jornalista e advogado Nilson Gomes.
Em 2010, a Organização das Nações Unidas apresentou o projeto “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”. Uma delas é Salvador, na Bahia. Dois anos depois, “ACM Neto foi eleito, virou o melhor prefeito do Brasil e se reelegeu porque encampou as mais modernas ideias”, segundo Nilson. Entre elas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também traçados pela ONU (em 2015), e as 10 metas da resiliência.
Nilson Gomes é pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo Democratas, cujo presidente nacional é ACM Neto. Pois ele conheceu as experiências de Salvador e quer aplicá-las em caso de ser escolhido em convenção e nas urnas:
“A pandemia de coronavírus vergou as cidades, que precisam encontrar seu novo normal e se desenvolver”, prega o jornalista. “Vai cessar a tensão causadora dessa tragédia e Goiânia terá resiliência suficiente para reencontrar a sua rota”.
Assegura que os 17 ODS e a dezena de providências antidesastres “serão implementados paulatinamente”, no que couber à Prefeitura.
As tarefas necessárias a tornar resiliente uma cidade se referem à prevenção de desastres, a reduzir os riscos de acontecerem e, havendo, a minimizar suas consequências. Nilson avalia que os três maiores efeitos da Covid 19 em Goiânia serão:
0. “Uma nova epidemia, só que de doenças como ansiedade, depressão e síndrome do pânico”;
0. “Desemprego avassalador, inclusive de quem era empregador”;
0. “Sequelas da Covid em milhares de goianienses”.

COMO RESOLVER
Sugere soluções: “Para o item 1, vamos fazer nos bairros os Coworkings da Saúde, com consultórios compartilhados para quem se formou em diversas áreas, inclusive Psicologia. Os profissionais não vão pagar aluguel nem outras despesas e poderão fazer consultas e tratamentos a preços populares”.
Para a mão de obra ociosa, citada no item 2, Nilson aplica seu slogan de “Gerar empregos, gerar empresas; Salvar empregos, salvar empresas”. Sua política pública será a de acabar com a burocracia para abrir e manter empresas, e financiá-las:
“Com o dinheiro que entrar na Prefeitura de IPTU e ITU, vamos cumprir os repasses constitucionais e os demais 100% serão para os empreendedores que desejam se instalar e os já estabelecidos que necessitem de uma injeção de capital”.
Nilson elogia o governador Ronaldo Caiado (DEM) por estar aplicando na prática esses métodos: “Caiado eliminou a papelada, facilitou acesso ao crédito e já repassou mais de R$ 5 bilhões para quem quer produzir. Só para pequenos e micros, durante esta pandemia, já foi quase 1 bilhão. Então, o Democratas tem o melhor prefeito e o melhor governador do Brasil”.
As sequelas da Covid, lembradas no item 3, ainda são desconhecidas, mas o jornalista planeja buscar parcerias com os governos federal e estadual para ajudar quem se restabeleceu.

SOFTWARE GOVERNA
Em Salvador, Neto implantou a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, exatamente os três temas mais presentes nas propostas de Nilson Gomes — tanto que seu plano de governo foi batizado de Projeto 5G, em referência à quinta geração da telefonia móvel. Mesmo assim, “com tanta tecnologia e contemporaneidade”, não pretende criar cargos de primeiro escalão para abarcar essas áreas:
“Meu plano é substituir todos os cargos de chefia por aplicativos. Quem vai governar é software”.
Por esse raciocínio, de acordo com Nilson Gomes, a cidade será dividida em 32 subprefeituras (uma a cada 50 mil habitantes) e os subprefeitos serão aplicativos. A ideia também foi importada de Salvador:
“É o projeto de Bairro-Cidade, com cada bairro sendo uma cidade completa, independente. A pessoa não precisa ir ao Centro ou a outros setores para nada, o que melhora a mobilidade, a saúde, a segurança”.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14662