Gente que Faz: Vereador Caçula – Helson Barbosa

O Gente que Faz irá destacar uma pessoa dinâmica e carismática, que faz do Trabalho sua meta de vida. Trata-se de Helson Barbosa de Sousa, mais conhecido com Caçula, vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Catalão.

Para o Vereador Helson Barbosa  é uma responsabilidade e um orgulho enorme representar a cidade de Catalão, independentemente de ser através do poder legislativo ou executivo, e essa mesma responsabilidade vem acompanhada de uma grande vontade de lutar diretamente pela população, fazer a tão sonhada melhoria acontecer.

Caçula continua, ressaltando que  para isso é necessário não apenas o político ter a boa vontade e o interesse, mas também haver uma interação com a população, pois se ela não se interessar por política deixará que outras pessoas, muitas vezes mal intencionadas, tomem decisões por toda sociedade, decisões essas que acabarão influindo diretamente no trabalho desenvolvido pelo seu representante político.
E nesse ponto historicamente em Catalão a uma grande divisão, o que prejudica extremamente o desenvolvimento da cidade, sendo que por diversas vezes seu posicionamento foi a favor dos interesses da população, e  foram simplesmente renegados por pessoas justamente mal intencionadas, que não aceitam sugestões de melhorias advindas do povo e colocadas pelos representantes políticos simplesmente pelo motivo de exercer a função e orientar o que pode ser melhorado, e ainda usam a máquina pública, que deveria servir ao povo, para interesses escusos, incompatíveis com o bem-estar da população.Screenshot_2020-08-10-12-02-59-604_com.facebook.katana

Com o Deputado Federal Vitor Hugo, buscando recursos para Catalão
Resumidamente, quem tem interesse em apresentar e cobrar as necessidades da qual a população solicita acaba demostrando os problemas do município, e isso é extremamente mal visto por políticos que estão hoje na administração municipal, ou seja, não gostam de ouvir e dar voz a população.
E o motivo pelo qual Caçula está na política e para fazer parte da história política de nossa cidade é justamente em dar voz a população, e assim mostrar as necessidades e buscar solucionar os problemas, pois foi para isso que ele afirma que foi eleito pela população, e desta forma continuará realizando seu trabalho.jeanreportergmailcom_20200810_3Com o radialista Jean Carlo, amizade e respeito.
Para Caçula o seu principal legado dentro da política foi o realizar um mandando como presidente da Câmara de forma independente, sem ser submisso a partido ou a administração, e sempre estar ao lado da população, mesmo que por diversas vezes oprimido e atacado pela administração municipal mostrando o que realmente a população solicita e necessita, pois esse deve ser o papel do representante do povo.
Além disso Caçula se orgulha de poder ser Presidente da Câmara Municipal de Catalão, uma das maiores e mais importantes do Estado de Goiás, e deixar o legado da transparência, seriedade e do zelo com o bem público, agindo acima de tudo com respeito a população, o que não era visto anteriormente.Screenshot_2020-08-10-12-06-25-327_com.facebook.katanaCaçula sempre foi um homem de trabalho e ação
Caçula nasceu no seio de uma família humilde em termos financeiros, porém muito rica em relação a amor e carinho, tendo 3 irmãos que foram criados através do trabalho desde cedo e buscando o próprio sustento para que assim ajudassem seus pais. Sua vida estudantil sempre foi em escolas públicas, onde concluiu o ensino médio.
Sua família sempre atuou no ramo de restaurantes, que deu-se início no Estado do Tocantins, local onde nasceu, sendo assim o ramo de atividades que começou sua trajetória de vida.
No ano de 2002 quando soube do impulso da economia em Catalão e das oportunidades que eram apresentadas em função da exploração do minério, resolveu se mudar para Catalão. A princípio montado um pequeno restaurante as margens da BR 050, denominado “Farinha”, onde trabalharam diuturnamente juntamente com sua mãe (Dona Geralda) e seus irmãos.Screenshot_2020-08-10-12-17-55-582_com.facebook.katanaCom o Jornalista Alan Ribeiro, editor deste blog

Buscando a melhoria de vida abriram um pequeno restaurante no Distrito de Pires Belo, no qual Caçula trabalhava como cozinheiro, e ainda ao lado montaram uma pequena borracharia onde trabalhava como borracheiro e também realizava o engraxamento de caminhões.
A vida, a vontade e a coragem de trabalhar ofereceu a Caçula a oportunidade de crescimento e de montar o Restaurante Fogão de Lenha em Catalão, na BR 050 em frente ao trevo da Mitsubishi. Durante o dia servíamos almoço, e para poder sustentar a família ele percorria locais como pátio de postos de gasolina, mineradoras e distrito industrial para oferecer marmitex do restaurante.
Com tanto trabalho a vida continuou a oferecer oportunidades, como ampliar o restaurante e dar início a construção do Caçula Palace Hotel, que hoje juntamente com o Restaurante Fogão de Lenha é sustento de sua família.

Para Helson Barbosa, o Caçula, Catalão ofereceu tanto a ele e a sua família que hoje todos são apaixonados pela cidade, e o meio político foi uma consequência de nosso comprometimento, que também se deu através do meio esportivo passando pela Presidência do CRAC e apoio a diversas modalidades esportivas da cidade. Essa é até aqui a história de vida, de trabalho e a contribuição incansavelmente para o crescimento de Catalão, cidade que adotou como sua terra e  a quem, segundo Caçula, sle deve tudo em sua vida.

Em sua historia politica Caçula sempre foi uma pessoa de posicionamento, e por admirar o esporte como uma oportunidade para formação de pessoas, teve a oportunidade de ser Presidente do CRAC o que fez seu nome se tornar público perante a população, já que parte já o conhecia por ser um jovem trabalhador, que foi borracheiro, cozinheiro, e que era o churrasqueiro do Restaurante Fogão de Lenha, o garoto que vendia marmita e que juntamente com a família construiu o Caçula Palace Hotel.
Após ouvir a família e saber que tinha uma dívida de gratidão com a cidade de Catalão resolveu colocar meu nome à disposição da cidade dmem 2011 pelo PMDB, único partido em sua história política. Na ocasião obteve 811 votos, que não foram suficientes para se eleger como vereador, porem uma votação expressiva por não ser uma pessoa do meio da política e não ter apoio dos medalhões políticos, foi uma votação advinda do povo que entendia ser a representatividade da voz humilde.
Passada a eleição continuou com seus negócios, sendo o trabalhador nato de sempre, porem com uma visibilidade maior em função da representatividade que alcançou nas eleições de 2011, a qual lhe deu a oportunidade de conhecer várias pessoas, e poder fomentar ainda mais o esporte amador de nossa cidade.
Devido a ser um torcedor fiel do CRAC e de o acompanhar de perto em 2014 o abandono dos nomes que diziam “amar” o clube, atrelado a uma grande briga de dois importantes políticos da cidade, decidiu assumir a Presidência do CRAC quando o clube literalmente foi abandonado por todos que o “amavam”. Abandono este que prejudicou muito o planejamento do clube.
Após assumir o time Catalano, repleto de dividas e com desprezo do poder público e de políticos conseguiu colocar o Clube em ordem, inclusive salvando a equipe de um rebaixamento, não manchando assim a história do CRAC.
Após essa grande crise teve seu nome novamente conclamado por amigos, torcedores e companheiros para almejar uma vaga no legislativo, isso em parte da função da administração, transparência e seriedade que teve com a torcida, e principalmente pelo respeito com a população da cidade, por ser próximo do povo, por estar sempre contribuindo com a cidade e por entender os problemas vividos de perto por toda sociedade catalana, afinal sua história de vida é de origem humilde e batalhadora.
Com um grupo de amigos o incentivando e solicitando seu nome nas eleições de 2016 resolveu criar uma Base Forte, levando a mensagem de mudança, respeito, seriedade, transparência e representatividade para a população, além de poder ser a forma mais grata de retribuir o que Catalão lhe deu como oportunidade de vida.
O resultado do jovem Caçula surpreendeu muitas pessoas da velha política de Catalão, e a população lhe deu 1618 votos, sendo o 4º vereador mais votado de Catalão, trazendo uma responsabilidade enorme e uma vontade de trabalhar proporcional a sua expressão ao meio do povo.
O mesmo jovem Caçula, ignorado pela velha política de Catalão, conseguiu ganhar uma queda de braços com o atual prefeito e se elegeu Presidente da Câmara Municipal, para o biênio de 2019/2020, e vem realizando um trabalho totalmente diferente de seus antecessores, dando transparência aos gastos públicos, cortando gastos e até mesmo salários de vereadores (13º Salario foi cortado em sua gestão), tendo ainda repassado em menos de um ano e meio para a prefeitura de Catalão mais de 1 Milhão de Reais para ser investido na população, e além de ter enfatizado que como o vereador conseguiu colocar respeito a casa de leis.
Hoje Caçula é o vereador que mais apresentou requerimentos, solicitações, ofícios e que acima de tudo busca mostrar os problemas e cobrar as soluções, em quase 4 anos de mandando é um vereador assíduo em todas as sessões e que não tem medo de se posicionar, é o vereador que está sempre em meio da população. O vereador que realmente exerce seu papel de cobrar, solicitar e fiscalizar.

Helson Barbosa de Sousa é mais conhecido com Caçula, é natural de Conceição do Araguaia/TO mas de coração e de direito cidadão Catalano, local por onde optou construir sua vida particular e pública e por qual tem uma amor enorme. Caçula é pai de três filhos e avô de uma menina.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363