O que o fenômeno das lives pode ensinar aos empresários?

Em meio ao isolamento social para frear a proliferação do novo coronavírus, as lives dos artistas, os quais têm transmitido shows ao vivo de suas próprias casas, viraram um fenômeno de audiência no YouTube, . Cantores e cantoras nacionais vêm quebrando recordes mundiais de audiência na plataforma, ou seja, o número de visualizações durante as transmissões ao vivo foram os mais altos da história.

Bianca Becker

A cada nova semana que chega parece que a ansiedade do público cresce ainda mais com as agendas das lives que vão sendo divulgadas, e mesmo ao presenciar esses momentos separados devido ao distanciamento social, essa foi uma maneira encontrada para se sentir mais perto de certos amigos e familiares. O que pode ser explicado já que pelo fato de estarmos distantes fisicamente, foi no mundo virtual que temos encontrado a maneira de realizar as conexões emocionais que são tão importantes para a vida humana.

Mas o que precisamos aprender com tudo isso  enquanto empresários – é que as lives não são uma boa ferramenta nesse momento apenas para os artistas! E por isso precisamos aprender o mais rápido possível a utilizar de tudo o que nos está disponível virtualmente para não ficar para trás.

Nesse momento, é extremamente importante estar presente nas redes sociais para se manter mais próximo ao seu público, é assim que geramos essa conexão mencionada acima enquanto marcas, mas além disso, nota-se que as empresas que fizerem uso das ferramentas “do momento” já sairão um passo à frente dos seus concorrentes.

Com toda essa multidão cada vez mais presente e gastando mais horas do seu dia no mundo online já passou a hora de percebermos que é lá o lugar onde nossas empresas precisam estar cada vez mais presentes. E as lives são ferramentas poderosíssimas nesse sentido, já que permitem a interação em tempo real, e seja dentro do YouTube ou de outra rede social como o Instagram, por exemplo, que também tem a opção das transmissões online, fica fácil de medir a sua audiência.

Estudos apontam que as lives geram três vezes mais engajamento do que a postagem de um vídeo gravado nas redes sociais, e elas ainda recebem em média dez vezes mais comentários! Tendo os dados como parâmetro, é impossível negar o poder dessa ferramenta.

Para você que não faz ideia nem por onde começar a organizar uma live, fique calmo, porque teremos a seguir um passo a passo do que você precisará saber e fazer!

É muito mais fácil do que você está imaginando, e a boa notícia é que aprendendo desde já você também estará um passo à frente, já que a maior parte dos especialistas em Marketing Digital garantem que o fenômeno das lives não deve se encerrar junto com o distanciamento social.

 

◾ O que eu preciso para fazer uma live?

Atualmente, temos acesso a cada vez mais tecnologias dentro de nossas próprias casas e por isso também é cada vez mais fácil fazer uma transmissão como essa. Pelo YouTube, por exemplo, você pode realizar uma live tanto através do seu computador quanto pelo celular.

Mas é claro, quanto mais profissional você quer que seja o resultado mais itens você irá precisar, bem como luzes de estúdio, microfones do tipo lapela ou boom entre outros. No entanto, para realizar uma live simples pelo computador basta certificar-se de que você tem uma webcam e que os microfones internos da sua máquina estão funcionando. Pelos Smartphones, todos eles possuem esses itens necessários internamente também.

Independentemente se você é uma pessoa que está acostumada a falar no vídeo ou não, antes de dar início à uma transmissão ao vivo é de extrema importância realizar uma espécie de roteiro, o qual você manterá em mãos ou pelo menos próximo de você durante todo o período da live.

Estar ao vivo é completamente diferente de gravar vídeos, os quais você poderá editar ou até mesmo regravar caso tenha esquecido de alguma informação.

Por isso, mantendo um roteiro em mãos, por mais simples que ele seja, vai evitar com que você esqueça de mencionar algo importante ou até te poderá te salvar naqueles momentos em que dão um branco na mente!

◾ Como funciona o YouTube Live?

Antes de qualquer coisa, para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube, que é a maior plataforma de vídeos do mundo, você precisa ter uma conta na plataforma. A conta no YouTube geralmente é conhecida como um canal aqui no Brasil.

Depois que o canal for criado, ainda é preciso fazer a ativação das transmissões ao vivo. Para isso, vá até ao canto superior direito da sua tela e selecione “Transmitir ao vivo”.

O YouTube vai abrir uma janela pedindo para o usuário informar o nome da transmissão, defini-la como; Pública (ficará disponível para todas as pessoas assistirem), Privada (só quem receber o seu link de acesso poderá acessar) ou Particular (fechada apenas para você), além de uma opção para criar uma transmissão agendada para algum horário específico. Caso queira agendar uma transmissão, clique na chave ao lado de Programar para mais tarde, e escolha um dia e hora para o início da live.

Nesta mesma janela, você poderá definir uma descrição para a sua transmissão, ou seja, escolher a qual categoria ela pertence (Jogos, Esportes, Moda, Comédia, Viagens, etc.).

Nas configurações avançadas, ainda é possível escolher entre fechar ou não os comentários dos seus espectadores, além de aplicar restrições de idade. Lembrando sempre, que como empresa, é muito mais interessante manter os comentários abertos para abrir o diálogo com o seu público.

Assim que tudo estiver definido, o YouTube irá iniciar uma contagem regressiva de três segundos e então gerar uma miniatura para a transmissão usando sua câmera como fonte. Sorria e acene, pois você está quase ao vivo!! Mas calma porque esse ainda é apenas um teste!

Nesta tela, você tem duas opções, ao clicar em “Compartilhar” você copiará o link da transmissão para pode encaminhar para o seu público. Ao clicar em “Transmitir ao Vivo”, aí sim terá início a sua primeira live na plataforma.

◾ A live começou, e agora?

A partir do momento em que você está ao vivo e pessoas estão te assistindo é natural ficar com aquele “frio na barriga”, mas não desista, até porque, estando preparado para transmitir o seu recado essa ferramenta só trará pontos positivos para você e seu negócio.

Seja criativo, o público adora quem inova em todos os setores, mas sempre mantenha o seu roteiro em mãos, assim caso você seja pego por qualquer tipo de imprevisto, saberá para onde voltar!

Como já mencionado, a plataforma permite que os espectadores comentem durante a transmissão. Os comentários realizados aparecem do lado direito do seu vídeo. Então lembre-se, estamos todos carentes de conexões, por isso estimule o uso deste bate papo e aproveite para interagir e conversar com os seus espectadores.

◾ Encerrando a Live

Assim que finalizar o seu conteúdo e se despedir dos espectadores, basta clicar na opção “Encerrar transmissão” para finalizar a sua live. Antes de fazer qualquer outra coisa certifique-se de que realmente está fora do ar.

Quando terminar a sua transmissão você poderá optar por deixar o vídeo salvo para ser assistido em outro momento por outros espectadores ou não.

Uma outra dica é, imediatamente ao finalizar a sua transmissão, já colocar no papel todos os pontos que você considerou positivos e negativos em sua live!

O que você poderia ter feito diferente ou o que achou que deu certo?

Essa já é uma forma de se preparar melhor para as próximas transmissões. Além disso também é muito interessante assistir aos próprios vídeos depois que eles forem encerrados. Muitas pessoas não gostam de se ver e muito menos se ouvir em vídeos, mas essa é a melhor maneira de realizar autocríticas e evoluir.

Depois que tudo isso passar, não podemos voltar ao normal, porque o normal era exatamente o problema. Precisamos voltar melhores, como pessoas e como empresários.

Sebrae e Sala do Empreendedor de Ipameri,  coordenador Carlos Rodrigues e apoio da Prefeitura de Ipameri na pessoa da prefeita Daniela Vaz Carneiro. 

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Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

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