Confirmado primeiro caso de Coronavírus no Brasil

 Paciente é um homem de 61 anos que viajou para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Ele está em isolamento respiratório.

O Brasil teve o primeiro caso  de Coronavírus confirmado. A suspeita foi atestada após contraprova realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. O primeiro teste, divulgado no início da noite dessa terça-feira (25/02/2020) pelo Ministério da Saúde, deu positivo para o paciente.

O Hospital Albert Einstein registrou a notificação do caso suspeito nessa terça-feira. Trata-se de um homem de 61 anos que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.

A unidade de saúde informou que o paciente está em “bom estado clínico”, mas permanecerá em isolamento respiratório durante os próximos 14 dias. O hospital, um dos mais tradicionais no setor de saúde na capital paulista, não informou onde esse isolamento será cumprido.

Mais informações sobre o primeiro caso de coronavírus no Brasil serão apresentadas na manhã desta quarta-feira (26/02/2020), em coletiva realizada no Ministério da Saúde, em Brasília, com a participação do ministro Luiz Henrique Mandetta.

As secretarias estadual e municipal de São Paulo realizam a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto à companhia aérea.

Autoridades se esforçam para identificar e monitorar as pessoas que moram com o paciente, as que ele teve contato no Hospital Albert Einstein e as que viajaram no mesmo voo da Itália para o Brasil.

Todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos.

Fonte: Portal Metrópole

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14352