Governo de Goiás cria força tarefa após enchentes em Catalão

Bombeiros avaliando a situação na cidade. Foto: Governo de Goiás

O governo de Goiás criou uma força tarefa para atender à cidade de Catalão. A cidade teve o maior índice de chuvas dos últimos anos. O volume de água em quatro horas chegou a 48% do esperado para o todo o mês de janeiro. O município foi afetado pelo temporal, que provocou vários estragos.

Integrantes

A Força Tarefa do governo é composta pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Polícia Militar (PM) e também da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As equipes trabalham em conjunto com a Prefeitura Municipal para a recuperação da cidade, após o forte temporal na madrugada desta quarta-feira (29/01).

Desde as primeiras horas do dia, o Corpo de Bombeiros de Catalão trabalha para retirar pessoas presas em suas residências por conta de alagamentos, principalmente, no Parque das Mangueiras e no Setor Universitário, onde a represa do Clube do Povo transbordou. Pelo menos 12 casas foram atingidas pelo alto volume da água. Apesar do susto, não houve vítimas.  A Corporação trabalha com cinco equipes fazendo o levantamento de danos causados pela chuva.

Para prevenir risco de acidentes, a avenida Raulina Fonseca Pascoal foi interditada. A Corporação também pediu aos comerciantes do local para não abrirem as portas nesta quarta-feira, já que o Rio Pirapitinga, canalizado e que corta toda cidade, pode subir de nível com novas precipitações. E a previsão do Centro de Informações Meteorológicas é de mais chuva para Catalão. A indicação do Corpo de Bombeiros é que a população evite circular pelo Centro da cidade.

O trabalho de orientação e prevenção para a população é reforçado pela Polícia Militar.  Os militares estão nas imediações das áreas de risco para recomendar que os veículos desviem das regiões mais afetadas pelo temporal. A PM também contribui no isolamento de áreas, ainda consideradas de risco, após avaliação da Defesa Civil.

 A OVG se colocou à disposição das autoridades municipais de Catalão para ajudar famílias desalojadas ou afetadas pela chuva. Mas, felizmente, até o momento, não houve registros de pessoas desalojadas na cidade ou precisando de doações por causa do temporal.

Com informações do governo estadual

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14362