PEC 45/19 : Problema ou Solução

A Proposta de Emenda Constitucional 45/19, trata do texto de Reforma Tributária, apresentada por Bernardo Appy, e que tem a defesa do Presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
A proposta é um problema ou uma solução, para alta carga tributária no Brasil? Um problema, por que não irá reduzir a carga tributária, que atualmente é de 35% do PIB. Pelo contrário, irá elevar, como a dos produtos da cesta básica, cuja tributação média de 7% tende a passar no final para 25% ou mais em razão do desequilíbrio fiscal a ser experimentado a época.
Há um outro problema no texto, qual? Passa a tributação da origem (produção), para o destino (consumo), com isso a política de incentivos e benefícios fiscais, como mecanismo de geração de renda e empregos fica prejudicada.
O imposto saindo da produção e indo ao Consumo, retira a possibilidade das unidades federativas, de conceder: incentivos fiscais, fiscais-financeiros e benefícios fiscais, aos contribuintes. Cenário que prejudica o desenvolvimento regional, uma vez que impedirá a integração de municípios polos, com dormitórios.
A integração permite que empresas instaladas em municípios dormitórios, desenvolvam atividades complementares as do Polo, favorecendo, com isso: o aumento do Índice de participação dos municípios no ICMS, a remuneração média, o produto per capita e o aumento da arrecadação de ICMS.
O que se coloca como solução, seria apenas a junção de todos os impostos, em um único documento, situação que não favorece novos investimentos, pelo contrário, os afasta e contribui ainda mais, para que as taxas de desemprego se mantenham na casa de 11,8 milhões de desempregados. Fica aí mais ponto para reflexão.

Júlio Páscoal

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14608