LIVRO FOLHA SECA: Introdução à Fisiologia Vegetal

No dia 02 de dezembro de 2019 foi lançado na UEG Câmpus Ipameri o livro: FOLHA SECA: Introdução à Fisiologia Vegetal. O evento ocorreu no próprio Câmpus e contou com a presença dos autores e autoridades locais. O livro representa um projeto de cinco anos e tem como alvo principal os estudantes da disciplina de Fisiologia Vegetal e Fisiologia da Produção nos cursos de agronomia e engenharia florestal e Mestrado em Produção Vegetal ministrada pelo docente Fábio Santos Matos. Segundo o próprio professor o livro atenderá também áreas afins como Ecologia, biologia e botânica. O dia 02 de dezembro de 2019 tornou-se um marco para a história do Câmpus Ipameri pelo lançamento um livro criado por docente e alunos titulados no Mestrado em Produção Vegetal no próprio Câmpus Ipameri. Se a existência do Mestrado acadêmico colocava Ipameri em um seleto grupo de cidades do interior de Goiás com este tipo de ensino, a criação de um livro com a maciça participação dos alunos recém titulados eleva esta pós-graduação a maior nível qualitativo no campo social, pois estão deixando um legado para a sociedade.
A vereadora Luiza da Autoescola esteve presente no lançamento do livro na UEG-Ipameri junto ao seu filho Marcelo que é aluno do professor Fábio. Após o evento a vereadora manifestou enorme satisfação com a obra e o esforço dos autores do livro e informou que a câmara de vereadores faria uma moção de congratulações em reconhecimento a importância do livro para Ipameri. No último dia 11 de dezembro de 2019 os autores receberam moção de congratulações da câmara de vereadores da cidade de Ipameri em reconhecimento a importância da obra criada e na oportunidade o professor Fábio Matos enfatizou a mão poderosa de Deus sobre suas ações e declarando que naquele momento de sua fala, Deus estava sobre aquela casa abençoando aquele sublime momento. O
professor continuou falando da importância do livro para a cidade de Ipameri que passa a ser ainda mais conhecida no cenário nacional e destacou a necessidade de estreita relação entre o legislativo e a UEG para a melhoria na qualidade e criação de oportunidades para a cidade através da educação e, sugeriu uma discussão a respeito de uma nova Universidade para o estado de Goiás desvinculada da UEG, ou seja, a proposta do docente é a criação de outra instituição com reitoria em Ipameri.
O docente argumentou que a UEG atende praticamente todo estado de Goiás que possui
dimensão superior a alguns países e, o serviço oferecido pela UEG muitas vezes não chega com a qualidade que deveria chegar, neste sentido, o Câmpus Ipameri é privilegiado pela competência regional e dos profissionais que aqui atuam e, poderia utilizar desta capacidade para iniciarmos a
discussão de uma nova Universidade Estadual para Goiás que tivesse sede em Ipameri, que atendesse outras localidades com Câmpus em Pires do Rio, Caldas Novas, Catalão e talvez Campo Alegre. Na oportunidade o docente deixou o convite aos vereadores para que as discussões fossem iniciadas e completou informando que possivelmente voltaria a Câmara em outra oportunidade para talvez agradecer uma emenda parlamentar conseguida por algum vereador focada na UEG Ipameri que tanto carece de recursos para melhorias continuas.

Hilton Dion Torres Júnior
Engenheiro Agrônomo formado pela UEG – Ipameri, Mestre em Produção Vegetal com dissertação na linha de Fisiologia da Produção pela UEG – Ipameri.

Mariana Siqueira do Carmo
Graduada em Agronomia pela UEG – Palmeiras. Mestre em produção vegetal com dissertação na linha de Fisiologia da Produção pela UEG – Ipameri. Professora do curso Superior em Agroecologia da UEG Campos Belos.

Diego Braga de Oliveira
Graduado em Agronomia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior. Mestre em Produção vegetal com dissertação na linha de Fisiologia da Produção pela UEG – Ipameri e atualmente é Docente da Faculdade Santa Rita de Cássia (UNIFASC)

Camila Lariane Amaro
Graduada em Engenharia Florestal e em Agronomia pela UEG – Ipameri. Tem Mestrado em Produção Vegetal com dissertação na linha de Fisiologia da Produção pela UEG – Ipameri. Atualmente é Doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Larissa Pacheco Borges
Graduada em Agronomia pela UEG – Ipameri, tem Mestrado em Produção Vegetal com dissertação na linha de Fisiologia da Produção pela UEG – Ipameri, é Doutora em Agronomia pelo Instituto Federal Goiano e atualmente é bolsista de pós doutorado (PNPD) vinculada ao mestrado em Produção Vegetal da UEG – Ipameri.

Fábio Santos Matos
Autor/organizador do livro é graduado em agronomia, Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, pós-doutor e doutor em Fitotecnia com tese desenvolvida na linha de fisiologia da produção, mestre em Fisiologia Vegetal com dissertação na linha de fisiologia da produção e atualmente é docente da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Ipameri, membro permanente do mestrado em produção vegetal, editor da revista Agrotecnologia atualmente diagramada em Ipameri. O professor Fábio desenvolve pesquisas nas linhas de Ecofisiologia e Fisiologia da produção Vegetal.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO
O livro Folha seca: Introdução à Fisiologia Vegetal lança nova visão da fisiologia vegetal
sob o olhar da aplicabilidade prática de conceitos fisiológicos. A fisiologia vegetal é uma ciência de temas laboriosos com razoável complexidade de compreensão. Os conceitos e fundamentos quando apresentados sem a devida proximidade com a realidade prática prejudica o aprendizado e aumenta a incompreensão de princípios fundamentais. O livro foi organizado pelo professor Fábio Santos Matos, líder do grupo de pesquisa em Fisiologia da Produção Vegetal da UEG- Ipameri.
O real motivo de criação desta obra é oferecer aos estudantes um material didático de fácil compreensão através da junção de conceitos teóricos com realidade prática em linhas fluídas e sucintas, mas com grau de profundidade suficiente para alicerçar as decisões em campo. A organização e foco fogem do padrão encontrado nos tradicionais livros de fisiologia vegetal, principalmente por levar o leitor facilmente a uma realidade prática do conhecimento teórico.

O livro pode ser adquirido nos endereços abaixo:
https://www.livrariascuritiba.com.br/
https://www.livrariacultura.com.br/
https://www.ciadoslivros.com.br/
https://www.martinsfontespaulista.com.br/

A aquisição pode ser feita também pelo endereço: www.editoraappris.com.br. Neste endereço basta digitar folhaseca que recebe automaticamente 15% de desconto.

Opinião do Blog – parabenizamos o Professor Fábio Santos Matos e os demais autores desta importante obra de conteúdo científico. Reitero o apoio a UEG e aí projeto apresentado pelo professor na Câmara de Ipameri de se criar uma nova Universidade em Goiás, com sede em Ipameri, pois um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas quando muitos compartilham desse projeto ele pode sim se tornar realidade. IMG-20191214-WA0005

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14662