209 anos de Santa Cruz

A cidade de Santa Cruz de Goiás foi agraciada, pela terceira vez, com o título de Capital do Estado. A cerimônia foi realizada na manhã dessa terça-feira, 27, na primeira vez que a celebração teve força de lei. A data escolhida também é o aniversário da cidade, este ano celebrando seu 290 anos de existência.

O evento foi marcado por solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Houve também a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a 18 pessoas de destaque na sociedade local.

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) marcou presença no evento, representando o Poder Legislativo, que é presidido pelo deputado Lissauer Vieira (PSB). A solenidade contou ainda com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM), o vice-governador Lincoln Tejota (Pros), os deputados estaduais Amauri Ribeiro (Patriota), Delegado Eduardo Prado (PV) e Henrique Cesar (PSC), que foi uma das autoridades agraciadas com a Medalha.

Além deles, estiveram igualmente presentes: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes; o prefeito do município de Santa Cruz, Mateus Félix Lopes (PRTB); dentre várias outras autoridades representantes dos Três Poderes do Estado.

Sebba afirmou sua felicidade e satisfação em representar a Assembleia Legislativa na solenidade. Ele foi, juntamente com o então deputado Lincoln Tejota (Pros), um dos autores do projeto lei nº. 1726/18, que instituiu, no calendário oficial do Estado, a transferência simbólica da Capital de Goiânia para Santa Cruz de Goiás.

“Nessa manhã nos unimos para cultuar a nossa história, nossas tradições e nossas conquistas. E também para professar nossa esperança em dias de paz, de harmonia e de respeito aos valores republicanos. A um novo tempo em que palavras serão substituídas por trabalho efetivo em favor da nossa gente. É uma honra representar a Assembleia nessa solenidade tão importante para nossa história”, disse Sebba.

Discursos

Ao falar sobre o evento, Caiado enfatizou seu amor pelo Estado. “É um dia importante em que todos refletimos sobre a história dessa cidade que iniciou há 290 anos. Me orgulha a história de Goiás, mesmo estudando muitos anos fora do meu Estado, eu nunca perdi meu sotaque e minha fé no meu povo”, afirmou.

O Governador também salientou as tradições goianas, como as cavalhadas e a importância de preservar a cultura do Estado. “Acho que nada mais importante que preservar nossas tradições, realçar a nossa história e resgatar todos aqueles que tanto contribuíram para que Goiás chegasse a condição de ser um Estado com potencial de melhorar a qualidade de vida de todos”, disse.

O prefeito local, Mateus Félix Lopes, falou sobre a reforma do Hospital Municipal Maria Abadia Lobo, e agradeceu ao vice-governador, Lincoln Tejota, autor da emenda parlamentar que subsidiou a obra. “Tenho muito orgulho, como médico, de dizer que o cidadão estará bem assistido na cidade, com raio-x, ultrassom, laboratório e centro cirúrgico”, enfatizou.

“Essa solenidade nada mais é que o reconhecimento de um povo que tem tanta cultura e um passado brilhante”, afirmou o prefeito.

Ele lembrou ainda importantes momentos da história do município, como o fato de a cidade ter servido, ao longo do século XVII, de passagem às bandeiras e de posto de avaliação de minérios, durante a extração do ouro no Estado. Outro marco importante se deu em decorrência de Santa Cruz ter sido, por 30 anos, sede do Governo, de 1839 a 1870, quando a antiga capital, Vila Boa, hoje cidade de Goiás, foi praticamente devastada por uma enchente de grandes proporções.

O vice-governador Tejota falou do orgulho de participar do evento que agora tem força de lei, graças a um projeto que ele assinou. “Santa Cruz é uma cidade pela qual tenho muito apreço, e voltar aqui é rever amigos. Quando o prefeito me falou sobre a necessidade de reformar o hospital e trazer benefícios para a cidade, eu me empenhei enquanto deputado estadual e fico feliz em saber que pudemos  melhorar a vida da população local”, disse.

Homenagens

Após a solenidade de instalação dos Três Poderes, foi dado início a cerimônia de entrega das honrarias. Dentre os 18 homenageados, estavam políticos, autoridades militares e vários empresários locais. O destaque foi dado ao deputado Henrique Cesar, que recebeu a medalha Grã-Cruz, o grau máximo da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera.

Falando em nome dos homenageados, Henrique César disse se sentir muito honrado com a condecoração. “É uma alegria estar aqui nesta manhã recebendo essa honraria, que traz a memória e reconhece quem faz parte da nossa história. Olhando ao passado podemos vislumbrar um futuro brilhante. Agradeço ao Governador pela honraria”, completou.

Outro destaque foi a entrega do Título de Cidadão Santa Cruzano ao governador Ronaldo Caiado.

Evento

O evento na Praça Matriz da cidade começou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Logo após foi apresentado um desfile das forças policiais na cidade. Também houve apresentações musicais de alunos do Colégio Estadual Antônio Ramos Caiado antes dos pronunciamentos. Após a entrega das honrarias as autoridades participaram da inauguração da reforma do Hospital Municipal da cidade.

Santa Cruz está localizada no Sudeste goiano, às margens da GO-020, e a uma distância de 125 quilômetros de Goiânia.

Fonte ALEGO

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14354