Dom José Francisco é empossado 5º bispo diocesano de Ipameri

Na manhã do sábado (24) Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo foi empossado pelo metropolita da Província Eclesiástica de Goiânia, Dom Washington Cruz, o quinto bispo diocesano de Ipameri. A cerimônia foi celebrada na Catedral Divino Espírito Santo, na cidade de Ipameri.

Diversos bispos participaram: o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Joel Portella; o bispo emérito de Uruaçu (GO) Dom José Silva Chaves; o bispo de Lages (SC) que foi bispo de Ipameri por 18 anos, Dom Guilherme Antônio Werlang; o bispo de Formosa (GO) Dom Adair José Guimarães; o bispo de Itumbiara (GO) Dom Fernando Brochini; e o bispo de Uberlândia (MG) Dom Paulo Francisco Machado. A cerimônia contou ainda com a presença de dezenas de padres da Diocese de Ipameri e dioceses vizinhas, além de religiosos e o povo de Deus vindos de diversas paróquias das dioceses de Ipameri e Uruaçu. Também estavam presentes o administrador diocesano de Ipameri, Pe. Orcalino Lopes da Silva; e o administrador diocesano de Uruaçu, Pe. Francisco Agamenilton Damascena.

No início da celebração, Dom Washington Cruz fez agradecimentos em nome da Província Eclesiástica de Goiânia pelo longo episcopado de Dom Guilherme na Diocese de Ipameri. Ele também agradeceu Pe. Orcalino Lopes da Silva, pelo tempo em que conduziu a diocese como administrador diocesano. Se referiu ainda a Dom José Chaves que foi o bispo ordenante de Dom José Francisco no diaconado, no presbiterado e no episcopado. Em seguida ele dirigiu palavras ao novo bispo e a todo o povo presente. “Querido Dom José Francisco, que por encargo do Santo Padre começa nesta manhã o ministério episcopal nesta Diocese de Ipameri. Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com toda sorte de bençãos nos céus em Cristo. Sim meus irmãos e irmãs, não tenham dúvidas, hoje é um dia de bençãos. Todos têm absoluta consciência de que em Dom José Francisco o Senhor está abençoando a Diocese de Ipameri bem como a Igreja do Centro-Oeste e no Brasil. Alegremo-nos irmãos e irmãs porque neste acontecimento estamos fazendo uma profunda experiência da proximidade e da bondade de Deus”, afirmou.

Dom Washington também disse a Dom José Francisco que sua nova missão é para com sua esposa, a Igreja de Cristo. O novo bispo, como homem de fé, os fiéis esperam que ele seja um apaixonado por Jesus Cristo e por sua Igreja. O arcebispo lembrou que os dias atuais não são tempos fáceis, mas que ele contará com a ajuda do Divino Espírito Santo, que é Padroeiro da Diocese, que o iluminará em seu múnus episcopal de ensinar, governar e santificar na comunhão com Cristo o Bom Pastor, com o Santo Padre Francisco e com o Colégio dos Bispos. “Que todos os membros desta Igreja particular possam ser portadores da luz de Cristo afim de que todos cheguem ao conhecimento da verdade que salva. Povo de Deus da Diocese de Ipameri acolha seu novo pastor como aquele que vem em nome do Senhor. Unam-se a ele no grande empenho da vida cristã e da transmissão da fé e do evangelho. Mantenham-se com ele firmemente integrados na comunhão e no testemunho da caridade de Cristo. Por fim, caro irmão Dom José Francisco, seja-lhe de paz e alegria. Nossa Senhora da Abadia, Padroeira de Ipameri. Amém!”.

Rito de Posse
O Metropolita continuou a celebração com o Rito de Posse pediu que fossem apresentadas e lidas as letras apostólicas. Pe. Joel Gomes Martins de Souza, coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Ipameri. O texto trata-se e uma saudação e bênção apostólica do papa Francisco para que o novo bispo cuide da porção do povo de Deus a ele confiado.
A celebração continuou logo após a leitura da bula papal com a entrega do báculo, símbolo do Bom Pastor que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado pelo Espírito Santo. Neste momento Dom Washington o abraçou, o acolheu em nome de toda a Igreja e cedeu a Cátedra (cadeira episcopal) a Dom José Francisco que foi definitivamente empossado. Bastante aplaudido, o novo bispo de Ipameri sentou na Cátedra e a Santa Missa passou a ser presidida por ele.

Pe. Orcalino Lopes da Silva, em seguida, pediu ao secretário do Colégio de Consultores da Diocese de Ipameri, Pe. Ivan Vieira dos Anjos, que lavre a ata de posse do novo bispo empossado. Todos os padres presentes na celebração cumprimentaram, logo após, Dom José Francisco, como gesto de acolhimento ao novo ofício a ele confiado.

Homilia
Antes de dar início à sua homilia, Dom José Francisco ajoelhou-se, pediu que todos rezassem a Oração ao Espírito Santo. Ao cumprimentar a todos, inclusive seus familiares, amigos e os meios e comunicação que transmitiram a solenidade, ele agradeceu a todos os presentes, sobretudo os irmãos no presbiterado da Diocese de Uruaçu e os irmãos no episcopado, de modo especial o antecessor Dom Guilherme Werlang. Ao até então administrador Diocesano, Pe. Orcalino Lopes, Dom José Francisco disse ter sido uma pessoa fundamental nas orientações, no cuidado, no acolhimento fraterno e, em nome dele cumprimentou os demais padres membros do Colégio de Consultores da Diocese de Ipameri.

Dom José Francisco lembrou que naquele dia especial a Igreja celebra São Bartolomeu, um dos Doze, mártir também conhecido por Natanael. “Modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor”. Sobre sua nova missão, o bispo disse ter consciência de que deve servir a Igreja como guardião da fidelidade doutrinária, da dignidade e nobreza do culto divino, da comunhão com a Sé de Pedro, hoje sucessor legítimo papa Francisco. “Permanecerei sempre atento ao cumprimento da doutrina da Igreja defendendo a fé católica, cuidando na defesa dos menos favorecidos, na instituição familiar, na promoção dos valores cristãos, na defesa da vida desde sua concepção até o seu declínio natural”. O empossado também disse que como bispo atendendo ao mandato do Senhor Jesus confia e crê firmemente que jamais lhe faltará a graça divina e o empenho em assegurar a nota da catolicidade para que o evangelho se conserve sempre íntegro e vivo isento de ideologias estranhas que o desfigure.

O novo pastor da Diocese de Ipameri disse também que quer ser bispo de todos: do Clero Diocesano, dos Religiosos, e de todos os conselhos constituídos. Dos movimentos pastorais, dos organismos. “Confesso que nunca gostei de receber rótulos em meu tempo de presbítero, nem mesmo em meu tempo de formação. Assim já disse aos meus colegas padres da nossa Diocese de Ipameri quando estive aqui a primeira vez: ‘estarei aberto ao diálogo respeitoso e maduro, vigiarei para que eu não seja manipulado por pessoas ou grupos, lado A ou B, nem por questões religiosas, muito menos política. Quero respeitar e honrar a memória belíssima da história da Diocese de Ipameri presente neste chão e na vida do povo desde que foi criada em 1956. Nestes 63 anos de criada Deus tem feito maravilhas na vida do seu povo amado que está aqui nesta diocese através dos seus pastores sabendo que Jesus O Bom Pastor é que nos conduz de maneira segura sem termos medo de nele termos vida em abundância para dar continuidade a sua missão”.

Dom José Francisco disse que não traz para Ipameri um projeto de vida e que para o cumprimento desta grande missão evangelizadora que a Igreja lhe confia, ele destacou que faz com humildade para reconhecer que não sabe tudo, humilde de húmus, onde Deus planta faz germinar, crescer e dar frutos. “Quero contar com a colaboração dos cristãos leigos, do Clero, dos Religiosos e das Religiosas desta amada Diocese. Cada um indistintamente encontrará no seu bispo um pastor, pai espiritual a incentivá-los nas grandes e pequenas ações pastorais buscando sempre animar e consolar quando necessário, corrigir com firmeza na caridade tendo em vista o amadurecimento progressivo da vida cristã para o bem de toda a Igreja…”.

Após a Santa Missa, Pe. Ivan leu a ata de posse e declarou Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo quinto bispo diocesano de Ipameri. Pe. Orcalino agradeceu o presbitério da diocese que ajudou a fazer todo o processo de vacância por um ano e meio na unidade para que o Plano Diocesano de Pastoral fosse executado com a colaboração também das religiosas, das lideranças pastorais e de todo o povo de Deus. Por fim ele deu boas-vindas ao bispo. “É um momento nosso, um momento de toda a Igreja de Ipameri”.
Também se pronunciaram e acolheram o novo bispo, a prefeita de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro; o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro; e o deputado Federal José Nelto, representante do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado.

Em suas palavras finais, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, convidou a todos para participar do Congresso Internacional Acordo Brasil Santa Sé, que acontecerá nos dias 3 a 5 de setembro e abrirá discussão sobre a fundamentação das políticas públicas em ambiente religioso. “Este Acordo ainda não é conhecido pela maioria das pessoas, especialmente pelos advogados, promotores, juízes e sem conhece-lo a Igreja deixa de aproveitar dos seus direitos adquiridos e, mais do que isso, reconhecidos porque nascemos com o Brasil. É uma oportunidade e quem puder participar inscrevam-se”.

Dom José Francisco encerrou agradecendo mais uma vez a todos e dando a bênção final aos presentes. Após a Missa, a Diocese de Ipameri ofereceu um almoço a todos.

Fonte: Diocese de Ipameri.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363