Os ipês floresceram! Árvore-símbolo do cerrado

Os ipês estão por todos os lados, proporcionando cenários perfeitos.IMG-20190626-WA0168

Encontrar um ipê florido está fácil. Difícil mesmo é resistir à tentação e não parar para tirar uma foto. Grandes, pequenos, alguns cheios de flores, outros ainda florindo, eles enfeitam as ruas das cidades e ganham as redes sociais com belos registros feitos pela população. Seja contrastando com o céu azul ou com o marrom dos troncos secos do inverno, seja pintando o asfalto de roxo com as pétalas que caem no chão, a vegetação atrai lentes e olhares.

Publicidade

Os ipês floresceram! E queremos ver sua foto da árvore-símbolo de Brasília

Os ipês-roxos estão por todos os lados, proporcionando cenários perfeitos para belas imagens. Compartilhe o seu registro usando a hashtag #missãoipêcb e veja as suas fotos nas redes sociais do Correio Braziliense


postado em 25/06/2019 06:00 / atualizado em 24/06/2019 23:11

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Encontrar um ipê-roxo em Brasília está fácil. Difícil mesmo é resistir à tentação e não parar para tirar uma foto. Grandes, pequenos, alguns cheios de flores, outros ainda florindo, eles enfeitam as ruas da cidade e ganham as redes sociais com belos registros feitos pela população. Seja contrastando com o céu azul ou com o marrom dos troncos secos do inverno, seja pintando o asfalto de roxo com as pétalas que caem no chão, a vegetação atrai lentes e olhares.

Continua depois da publicidade

A técnica de enfermagem Maria Zinete Fontenele, 46 anos, o professor Sebastião Fontenele, 67, e o pequeno João Gabriel Fontenele, 9, neto do Sebastião, escolheram os ipês próximos ao Conic como cenário para a fotografia do trio. “Essa é a época em que a cidade fica mais bonita, mais alegre. Não tem como ver um ipê e não parar para tirar foto”, admite Maria. “O ipê é uma marca de Brasília e um diferencial nesse período de seca”, complementa o professor.
Maria, João Gabriel e Sebastião tiraram foto em ipê no Conic(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Maria, João Gabriel e Sebastião tiraram foto em ipê no Conic(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
As atendentes Aline Carine Santos, 28, e Dhenny Laylla Santos, 19, também não resistiram à paisagem e deram uma pausa no caminho do trabalho para fazer imagens de um dos ipês perto da estação do metrô, na 108 Sul. “Eu acho maravilhoso. Tirei foto para poder mostrar a beleza dessa árvore, que é radiante”, comenta Aline.
Dhenny Laylla (E) e Aline Santos: encantamento na 108 Sul(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Dhenny Laylla (E) e Aline Santos: encantamento na 108 Sul(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Continua depois da publicidade

Os ipês na área central de Brasília são alguns dos 200 mil pés espalhados pelo Distrito Federal. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a maioria deles fica no Plano Piloto, onde é possível encontrar 25 mil árvores da espécie.
A professora Fátima Campos, 65, tem o prazer de morar pertinho de muitos deles, na 704 Sul. Ela afirma que a quadra ficou conhecida como a dos ipês. “Eu acho maravilhoso. Vejo, todos os anos, e ainda fico aqui tirando foto para mostrar para os outros. Eles dão uma sensação boa. É um enfeite que a gente ganha de graça”, destaca.

Encanto

Típica do cerrado, o ipê é caracterizado pelos troncos retorcidos e pela floração intensa. As árvores podem alcançar 12m de altura.
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14662