Lançado programa de recuperação do Araguaia

O governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou nesta quarta-feira, 5, o maior projeto de recuperação de um rio em termos de extensão das águas: “Juntos pelo Araguaia”.

Serão investidos inicialmente R$ 500 milhões na recuperação de margens, cabeceiras e ações de conscientização, além de saneamento básico.

O evento teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, vários ministros, bancada federal de Goiás, deputados estaduais, prefeitos e de governadores de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

O cantor Chitãozinho se comprometeu a representar a integração do produtor rural e homem do campo com a natureza, na defesa das nascentes.

No evento, bastante aplaudido pela iniciativa, Caiado agradeceu as ações de Jair Bolsonaro para Goiás, que enfrenta situação de calamidade financeira herdada pela gestão anterior:  “Obrigado, presidente! O senhor nos possibilitou que expandíssemos os leitos do Materno Infantil em um momento crítico para Goiás. Não apenas Goiás, mas também a situação enfrentada pelo meu querido Tocantins e Mato Grosso”.

Caiado disse que a junção de todos em torno do Araguaia será lembrada pelas gerações futuras: “Esse rio une Goiás ao Mato Grosso e Tocantins e o Tocantins ao Pará. E ontem, o Helder Barbalho, governador do Pará, pediu para que eu falasse também em nome dele sobre a importância deste evento”.

Durante o evento, milhares de pessoas acompanharam as assinaturas dos termos para início do programa.

Bolsonaro fez questão de que a população que estava isolada participasse da solenidade. “Pessoal, vamos abrir e deixar todo mundo entrar!”.

Na Praia do “Quarto crescente”, em Aragarças(GO), cada autoridade discursou em defesa do rio e lembrou que os recursos naturais devem atender aos humanos, mas sem jamais exaurirem da natureza.

“Encerro numa alegria enorme: não tem nada mais gratificante para o cirurgião do que ver o paciente mostrando a cicatriz e dizendo que está recuperado. Dizendo ‘…estou voltando a minha vida’. Então, presidente, o que o senhor recebeu hoje foi isso: nesse sol escaldante, milhares dizendo ‘mito-mito-mito!’, reafirmando a esperança. E essa esperança o senhor levantou na campanha e vai manter firme!”

“Presidente, o senhor não governa em gabinete, tem pé no chão, está em sintonia com o povo. É um governo que vai usar dinheiro público para fazer do Brasil uma referência nacional!”, disse Caiado.

AMIZADE

Em seu discurso, Bolsonaro lembrou da amizade que tem com Caiado desde a década de 1980 e relatou que seu governo não prejudicará quem produz: “Não vamos criar dificuldades para vender facilidades!”.

Caiado lembrou que o diferencial de Bolsonaro é a honestidade e que sua popularidade reacendeu em Aragarças: “Vamos dar rumo a esse país. Esse movimento, presidente, é espontâneo! Não vamos perder essa oportunidade. Vamos, isto sim, consolidá-la!”

Para o governador de Goiás, é preciso que o Brasil se afaste das ações de esquerda feitas apenas para pequena parcela da população: “Vamos combater esse populismo raso que destruiu vários países da América Latina”.

Caiado ainda defendeu as reformas propostas para o Brasil – e que elas passem por todos estados e municípios. “Mauro Mendes, conterrâneo de Anápolis, governador do Tocantins, temos que fazer as reformas, sim, para que possamos dar espaço para saúde, educação, dando oportunidade de emprego”.

O governador goiano finalizou com uma defesa intransigente do rio: “Obrigado, presidente: o senhor determinou a parceria conosco nesta revitalização do Araguaia. Chamou o ministro Onyx e imediatamente determinou: ‘Vamos fazer a parceria com o Governo de Goiás e Mato Grosso! Vai servir de exemplo para outros lugares do mundo’. Temos hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o maior projeto instalado de recuperação de um rio. É maior não só para recuperar bacias de um rio. No mundo todo não há um projeto com esta extensão de mais de 10 mil hectares, que abrange as nascestes do Araguaia e suas cabeceiras”.

Fonte: Portal Goiás 360°

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363