A inveja de um amigo é mais dolorosa do que o ódio de um inimigo

Diariamente, convivemos com muitas pessoas invejosas, ainda que nem sempre consigamos perceber. Esse é um sentimento extremamente tóxico, que tem o poder de virar nossas vidas de cabeça para baixo, se não estivermos preparados para lidar com ele.

Todos conhecemos muito bem a inveja, aquele sentimento de ciúmes, raiva ou até mesmo mágoa de outras pessoas que têm ou são o que queremos e desejamos.No entanto, o que a torna ainda mais perigosa é que nem sempre é identificada com facilidade, principalmente nas pessoas que estão perto de nós.Quando se trata de amigos, pode ser ainda mais complicado identificar a falsidade, porque eles são pessoas nas quais confiamos, e que de determinada maneira influenciam nossas vidas. Apesar disso, podem se aproveitar dessa condição para manipularem as coisas a seu favor, e nos prejudicarem intencionalmente.Uma coisa que precisamos entender, é que são poucas as pessoas que realmente se alegram por nossas conquistas. É mais fácil reconhecer um amigo por seu comportamento em nossa felicidade, do que em nossa tristeza. Quando estamos tristes, as pessoas naturalmente tendem a sentir pena e nos oferecer palavras de consolo, mas só um amigo de verdade fica ao nosso lado na nossa alegria, sem sentir inveja, mesmo sabendo que podemos estar melhores do que ele.Quando estamos em uma fase boa da vida, conquistando os nossos sonhos e vivendo os resultados de nossos esforços, a menos que beneficiemos determinadas pessoas com nossa evolução, elas tenderão a sentir inveja e, muitas vezes, tentar nos derrubar para chegarmos onde estão. Pois, como tanto se diz, as pessoas querem nos ver bem, mas nunca melhores do que elas.

Exatamente por isso, precisamos aprender a identificar e valorizar os nossos amigos verdadeiros, essas pessoas que suportam a nossa felicidade e, além disso, se alegram por ela.

Devemos estar muito atentos a tudo o que as pessoas próximas nos dizem, e sabermos identificar quando têm boas intenções ou quando apenas tentam nos prejudicar. As palavras podem mentir, mas a energia não, e quando nos atentamos a esse fator, contribuímos diretamente para a qualidade da vida que levamos.

A inveja de um amigo é mais dolorosa que o ódio de um inimigo, porque faz com que nos sintamos traídos, enganados e nos deixa com um profundo sentimento de solidão. É muito ruim perceber que aquela pessoa em que você sempre confiou, nunca correspondeu aos seus sentimentos. Nesses momentos, a melhor coisa que podemos fazer é focarmos em nós mesmos e buscarmos uma maneira de aprender com a situação e seguir em frente, fazendo o nosso melhor todos os dias e nos comprometendo a não agirmos da mesma maneira com ninguém.

Decepções sempre virão de quem menos esperamos, mas quando aprendemos a como lidar com isso e nos fortalecemos, as feridas passam a doer cada vez menos.

Fonte: Pensador Anônimo

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14565