As escolas são espaços de paz e conhecimento

Os dados recentes apontam para índices de violência altíssimos no Brasil. Estudos produzidos pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) apontam um número 30 vezes maior que na Europa, no ano de 2016, o que corresponde a 153 mortes por dia, sendo os jovens os mais atingidos. Quando buscamos as causas disso tudo apontamos sempre como principal responsável a falta de segurança pública e não podemos negar que, essa seja uma das causas.
Entretanto, não nos preocupamos em entender e combater as raízes desses problemas. Nos últimos dias, em função do ocorrido em uma escola de São Paulo, os olhos se voltam mais uma vez para a forma como cada escola tenta proteger os seus alunos. E, colocamos em segundo plano as causas de tanta violência.
Precisamos combater o mau em sua raiz e nesse aspecto a Escola tem sido responsável por grandes projetos de conscientização. Os professores se munem de seu principal instrumento, o conhecimento, para instruir seus alunos, mas particularmente do amor pela profissão e certeza de que é possível transformar vidas, através da educação.
Em meio a esse mundo onde tudo resulta em violência a Escola tem representado o lugar de uma educação para a paz, para o bom convívio social.
Naturalmente, pela comoção causada por massacres em massa, esses fatos se destacam no meio jornalístico. Porém, considero fundamental que seja dada a importância merecida para o desenvolvimento desses projetos. Precisamos divulgar mais e com frequência as ações positivas. A mídia precisa divulgar mais os projetos que a escola propõe para formar cidadãos preocupados com o meio ambiente, a saúde física e mental, a formação de bom caráter, a valorização da figura da mulher, e tantos outros temas interessantes. O motivo dessa valorização? Atualmente a escola é tudo na vida das crianças, adolescentes e jovens. É o local onde ainda encontram amor e paz interior, salvo raríssimas exceções. É um dos locais onde se educa para a paz.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14347