Wilder propõe emenda para aumentar os investimentos na Polícia Federal

O senador Wilder apresentou emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019cobrando mais recursos para ações de combate e prevenção da criminalidade. Uma das propostas quer fortalecer e assegurar investimentos para a Polícia Federal. O senador defendeu o papel crescente da polícia nas ações de combate à corrupção e ao crime organizado. Sua emenda dá ênfase ao aprimoramento das atividades de inteligência e a modernização do sistema de produção de provas. Assim, os recursos também poderão ser utilizados para a atualização dos laboratórios da PF e aquisição de novos equipamentos para os diferentes segmentos de identificação, criminalística, transporte, reequipagem, inteligência, tecnologia da informação e telecomunicações.

Wilder destacou o papel fundamental das instituições de segurança: “a Polícia Federal e outros órgãos de segurança precisam do apoio do governo federal para terem condições de trabalhar. Não adianta nada o agente competir com o criminoso sem o equipamento necessário e, hoje, nós sabemos o quanto a tecnologia é capaz de facilitar esse trabalho. Em um país como o Brasil, com mais de 23 mil km de fronteiras, o policial precisa de equipamentos para o monitoramento das áreas onde ele não pode estar. E nós precisamos que a nossa fronteira seja mais segura. Do jeito que está o narcotráfico toma conta do país e o governo não consegue apreender o contrabando de armas ilegais e drogas que entram por ali. E isso não é exclusividade dos estados fronteiriços. Goiás, por exemplo, está no Centro do país e é, por isso mesmo, rota certa para o tráfico. É comum que isso ocorra, ainda mais fortemente, nos municípios que circundam as BRs”.

O senador é o relator da Avaliação da Política Nacional de Segurança Pública do Senado Federale apresentou um estudo sobre as causas da violência, apontando sugestões para enfrentá-la. Por isso, pediu ao governo federal, por meio de outra emenda parlamentar ao projeto da LDO 2019, mais recursos para a prevenção da criminalidade.

Na justificativa da proposta, Wilder defende a ampliação da presença dos agentes de segurança em territórios com elevados índices de vulnerabilidade criminal e, também, social. Ele sugere a implementação de ações conjuntas de segurança, combinando ações policiais repreensivas e ações sociais preventivas. O senador enfatizou ações de incentivo ao esporte visando a prevenção da criminalidade entre os jovens, por exemplo: “a criminalidade não pode ser a solução para o jovem carente, por isso, é importante que o governo construa estratégias de prevenção. Uma ação que tem mostrado resultados nesse sentido é o incentivo ao esporte. No entanto, a proposta abrange outras ações, dentre elas, as que fortalecem a educação, como os cursos preparatórios para o ENEM. Nosso objetivo é exigir que o governo atue preventivamente”, justificou.

 

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363