Governo do Goiás deixou de planejar ao contratar consultorias privadas que produziram uma acachapante queda nos índices de competitividade da economia

A experiência brasileira de planejamento estatal apresenta casos bem sucedidos, a exemplo do Plano de Metas do governo JK, que lançou mão do instrumental do planejamento, técnica então recém-introduzida no país, para sintetizar a sua proposta política de desenvolvimento industrial acelerado.

O II PNDE, elaborado sob a orientação do Ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Veloso, foi a mais ampla e articulada experiência brasileira de planejamento  após o Plano de Metas. Em Goiás, o Plano MB representa a única, e bem sucedida, iniciativa desta natureza.

O que têm em comum o Plano de Metas (governo civil), II PND (governo militar) e o Plano MB (governo estadual)?

Todos, independentemente de regime ou esfera de governo, foram formulados por pesquisadores e equipes técnicas altamente qualificadas e, principalmente, sob a batuta de órgãos governamentais e, por isso, com uma visão macroeconômica, como convém a um bom plano econômico. Em Goiás, o que se vê nos últimos tempos é a soberba dos consultores privados, desalinhados e descomprometidos com o desenvolvimento econômico e social, formulando uma miríade de ações quase sempre desconexas e, o que é pior, sem apontar as fontes de recursos.

E, como agravante, a custos nada amistosos. A pauta microeconômica sobrepôs-se à macroeconômica, resultando em peças orçamentárias fragmentadas e inexequíveis. Foi feita uma péssima escolha: os técnicos competentes e desinteressados cederam lugar aos “espadachins mercenários da apologética”. É lamentável que Goiás, ao contrário dos Estados mais avançados do país, abra mão de novos instrumentos de planejamento, como a programação linear, os modelos econométricos, as matrizes insumo-produto, etc.

Por tudo isso, não é de se estranhar a acachapante queda nos índices de competitividade da economia goiana. Estávamos em 10º lugar em 2015, caímos para 13º em 2017.

(Mauro Faiad, economista)

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14347