Resgatando compromissos: UTI’S são entregues em Catalão por Adib

Inauguração da UTI Neonatal Móvel de Catalão – Nicole Vitória Ramos do Nascimento. Médico Paulo de Tarso Salviano é o homenageado póstumo no espaço de atendimento no Hospital.
Publicidade
Residencial Jardins I Conheça, apaixone-se e compre o seu!
Residencial Jardins I
Conheça, apaixone-se e compre o seu!

 

São 140 metros quadrados instalados no segundo andar no Hospital São Nicolau, região central de Catalão,  com novos 4 leitos – 2 particulares e convênios via Hospital e 2 subsidiados em  parceira do município de Catalão e SUS.
A ala conta com sala das encubadoras, farmácia, área de enfermagem,  plantão, higienização, isolamento, copa, além de  suporte tecnológico e alta qualidade de acordo com as normas de segurança e saúde da ANVISA.

Cerca de 800 mil reais investidos para dar continuidade ao que será um legado para toda Catalão e Região.

As  puérperas poderão permanecer em poltronas e ficar ao lado dos bebês o tempo que for necessário. E há, ainda, uma recepção preparada com água, café, que também conferem o caráter digno deste espaço destinado às famílias num momento mais delicado.
A equipe é altamente especializada e composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e nutricionista. Catalão acolherá  prematuros ou nascidos com alguma necessidade de  atendimento em UTI que precisam de tratamento urgente e emergencial; só irão para fora da cidade os casos de cirurgia. E irão transferidos na ambulância Neonatal móvel.
Dr. Leonardo Costa Rodrigues Furtado comandará a equipe da Neonatal do São Nicolau.
O homenageado, Dr. Paulo de Tarso Salviano, catalano nascido em  12 de agosto de 1941,  foi médico especialista em pediatria, formado  em Brasília em 1969. Nos anos setenta,  o Dr. Willian Safatle o convidou para construírem o Hospital  São Nicolau, fundado em  em 10 de agosto de 1974.
Em Dezembro de 1986, Salviano faleceu,  mas seus trabalhos, personalidade humanística, caridosa e muito amiga estará agora agregado à  Unidade, motivo de orgulho ao Hospital, segundo membros gestores da equipe da instituição de saúde.
Unidade Móvel Nicole Ramos

Prefeitura adquiriu UTI Móvel com neonatal completa para Catalão. Investimento superior a R$ 160 mil.

A mãe da pequena Nicole, Dona Mara,  compartilhou  comoção ao relembrar a luta que infelizmente foi em vão para salvar sua filha, mas demonstrou gratidão por saber que agora há recurso e esperanças aos que vão chegar.
O agradecimento pelo nome da filha na UTI Móvel será motivo de lembrança eterna, mencionou a mãe – “Aonde for essa ambulância, minha filha será lembrada. Nicole significa ‘vencedora do povo’. O propósito está aí”, encerrou a mãe da pequena.
José Newton, Deputado Estadual, usou a palavra para cumprimentar o Prefeito Adib Elias, denominando-o como revolucionário. “Um homem que tem visão, um médico que assumiu esse compromisso com as nossas crianças. Sei a importância de uma UTI neonatal, pois debato esse assunto no parlamento goiano e cobrado dos políticos na Capital”, comentou o Deputado ao relembrar a busca pelo mesmo benefício em Goiânia de modo significativo.
“Você é um prefeito diferente e onde a gente vai e diz que é seu amigo e conhece Catalão, a gente fica feliz porque o povo sabe da sua luta e determinação, que você tem gestão nas coisas e o adversário fala mal…porque acabou com Catalão”, finalizou Newton prometendo que, se eleito Deputado Federal, trará benefícios à saúde de Catalão, além de Educação”.
Adib Elias, começou com uma comparação: “Olha a UTI mais bem montada na história, montada com 160 mil reais, dinheiro de vocês. E olha, depois, se existe em Goiás outra tão bem montada como essa… Mas do lado direito do Hospital,  olha o terreno que é do antigo executivo de Catalão…sem cuidado e abandonado…  Vou mandar limpar e encaminhar a conta pra ele”, emendou o prefeito entre risos e aplausos.
E emendou, porque palavras e memória não lhe faltam – “Quando aconteceu o caso da Nicole, todos fizemos críticas e não admitíamos a morte da menina por falta de manutenção na ambulância para levar até uma cidade quatro vezes menor que Catalão e que tem UTI”.
A crítica veio hoje em forma de solução, compromisso de campanha, porque temos um prefeito que trabalha e respeita: -” Eu só  vivo política, prefeitura, trabalho porque tenho responsabilidade por Catalão. Ganhei as eleições, chamei um arquiteto hospitalar, Dr. Clóvis, que fez a planta completa da UTI. Tudo pronto, resolvemos colocar o centro diagnóstico para colocar a UTI lá, mas o ministério da saúde e trâmites demoraria dois anos”, rememorou Adib Elias o processo todo até o dia de hoje, dia de festa e gratidão.
“Aí surgiu essa PPP – parceria público privada – com o São Nicolau, que pouparia tempo precioso para findar esse projeto que, se fosse instalado no Centro Diagnóstico, demandaria mais de dois anos”, esclareceu Adib.
É notório e de convívio da equipe de Adib Elias, sábados e domingos e dias de semana, os casos que ligam procurando por UTI neonatal… Pessoas pedindo para filhos e netos não morrerem por falta de dinheiro.
Esse era o pedido até hoje, pois graças a essa inauguração, isso não acontecerá nunca mais! Obra grandiosa.
O atendimento na saúde catalana é completa – do começo ao fim – de atendimento, alimentação, acomodação, medicamento, internação.
“Não há o que não funcione nos atendimentos. Também o centro de especialidades, tudo em Ccatalão. Centro de fisioterapia, a melhor farmácia popular, o CAPS. A população tem acesso a todos esses benefícios sociais – de graça”, pontuou.
E são 476 crianças atendidas em dez dias só no centro de pediatria. E são obras pensadas e construídas diuturnamente.  “Só quero benefícios para a cidade. Lotar com canalização, arco viário, UTI”.
Adib ainda deu uma notícia em primeira mão
“O ministro  autorizou fazer a continuidade da obra do Córrego da Ponte da Vila Margon adiante, já estamos fazendo o projeto para buscar esse recurso”, revelou o prefeito que nunca para.
“A ‘troca’ pela  confiança de vocês é a minha honra, jamais usaria o nome de Nicole para ganhar voto, mas para que daqui 50 anos, Catalão entenda que não pode deixar uma menina dessa morrer por falta de atendimento”, fomentou.
“As vagas,  deixo claro, a Lei define para cidade de Catalão e não das  cidades da região. São quarenta mil reais por mês e mais mil e cem reais por dia para cada interno. Esse é nosso trabalho”!, finalizou Adib Elias ao iniciar a visita ao espaço dedicado aos neonatais em situação de risco.
Fonte: Portal Fala Mais
Leandro Ciriaco
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14363